segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Curitiba: Avenida das Torres, sem torres!

Av. das Torres (Av. Comendador Franco), em Curitiba, PR
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) começou a retiras as torres da Avenida Comendador Franco, que liga Curitiba a São José dos Pinhais, na região metropolitana. As estruturas, que de tão tradicionais popularizaram o nome da via como Avenida das Torres, vão dar lugar a uma linha de alta tensão subterrânea com 42 km de cabo e capacidade de 230 mil volts. Segundo a Copel, a mudança é importante para atender à demanda do consumo energético cada vez mais crescente na capital. A previsão é de que as obras terminem em abril de 2019.

O início das obras de remoção das icônicas torres da Avenida Comendador Franco mexeu com o imaginário da cidade. A via que liga Curitiba a São José dos Pinhais, ao Aeroporto Afonso Pena e ao acesso à BR-376 (para Santa Catarina e Rio Grande do Sul pelo litoral) é mais conhecida pelo seu apelido do que pelo nome oficial e será muito estranho falar em Avenida das Torres sem que haja uma única torre para justificar o nome.


Tão logo a Copel e a prefeitura começaram a mexer nas estruturas, a internet foi invadida com sugestões de novos apelidos para a via. Nas redes sociais, várias piadas sobre a mudança começaram a surgir, com memes e trocadilhos para rebatizar a avenida que vai ficar órfã de suas torres. Algumas delas muito boas, outras, nem tanto.

No entanto, muito além do sucesso (ou não) das piadas, as brincadeiras com a mudança evidenciam a relação afetiva que a cidade tem com as torres que, embora passassem despercebidas aos olhos de muitos motoristas que passam todos os dias pela Avenida Comendador Franco, também povoavam o imaginário da cidade.

Eu, por exemplo, sempre conheci a via como Avenida das Torres. Só fui saber que o nome oficial é Avenida Comendador Franco no ano passado, quando nos mudamos para Curitiba.

Fonte: Gazeta do Povo, Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário