quarta-feira, 11 de outubro de 2017

CNH-e: Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica


Os motoristas goianos serão os primeiros a possuir uma Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Lançada nesta terça-feira (10/10) pelo Ministério das Cidades, pelo Denatran e pelo Serpro, o sistema começará a operar em Goiás a partir de uma parceria com o governo estadual e o Detran-GO. Com mesmo valor jurídico da CNH em papel, a inovação chegará em outras regiões brasileiras até fevereiro de 2018, de acordo com a previsão do governo federal.

Para obter a carteira digital, os condutores deverão ter a nova CNH, emitida desde maio deste ano. O documento possui QR Code, código para ser lido por aparelhos eletrônicos.

A CNH-e será exibida em um aplicativo para smartphones, que em breve estará disponível nas lojas oficiais da Apple e do Google. A emissão do documento virtual, contudo, dependerá dos Detrans de cada estado. O prazo final para que todos passem a emitir a carteira digital é fevereiro de 2018.

Com a regularização do órgão, os motoristas precisarão realizar cadastro no Portal de Serviços do Denatran. É possível fazer todo o processo pelo site, desde que o usuário opte por usar um certificado digital. Os demais podem se dirigir até o Detran para atualizar seus dados e cadastrar um e-mail.

Segundo o Denatran, a cobrança de possíveis taxas para emissão da CNH digital ficará a cargo dos Detrans estaduais, da mesma forma que já ocorre com a impressa.

Fonte: Ministério das Cidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário