sábado, 1 de abril de 2017

UFPR vai premiar quem tiver o “maior pinhão do mundo”



Objetivo é selecionar exemplares super produtivos de araucárias, espécie que é patrimônio do Paraná e corre risco de extinção.

Este concurso inédito está sendo realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).  O motivo é uma campanha pela preservação das araucárias, ou pinheiros-do-paraná. 

A largada para o concurso é neste sábado, 1/4/2017, com o início da temporada do pinhão no Paraná, 
quando a colheita e a venda das sementes passam a ser permitidas por lei.


Os organizadores informam que o “Concurso da Pinha Gigante” vai premiar quem levar à banca julgadora os maiores frutos da araucária.

Mas a regra é clara: pra concorrer, só as pinhas que tiverem mais de 5 kg (o peso geralmente fica na faixa de 4,7 kg) e o candidato tem comprovar de onde elas foram retiradas.

“Queremos evitar que se percam informações sobre essas árvores. Sabendo onde estão, podemos utilizar a tecnologia que dispomos para cloná-las e produzir mudas com a mesma qualidade”, diz o professor da UFPR Flávio Zanette, que dirige a competição. “Essa é a melhor forma de preservar”, completa.


A ideia da equipe de professores e pesquisadores é clonar essas araucárias super produtivas, por meio da enxertia, guardando e multiplicando o material genético delas. 

Quem tiver uma pinha de mais de 5 kg deve procurar o setor de Ciências Agrárias da UFPR, que fica no bairro Juvevê, em Curitiba (PR). O concurso vale até o dia 25 de abril. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário