quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Curitiba: postos de gasolina autuados e bombas lacradas

Fiscais do Ipem-PR lacraram bombas em postos de Curitiba.
O prefeito João Doria, da cidade de São Paulo, começou um trabalho de fiscalização dos postos de gasolina da cidade, através de um convênio com a ANP (Agência Nacional do Petróleo) e com governo do estado de São Paulo. Fraudes em postos de combustíveis no Brasil é uma epidemia totalmente sem controle. Frauda-se tudo: combustível e bombas.

Em uma postagem que publiquei em outubro de 2015, menciono a incapacidade das agências reguladoras, em especial a ANP, na fiscalização.

Aqui em Curitiba parece não haver diferença de comportamento com o resto do Brasil; os postos de combustíveis adulteram e muito.

Notícia hoje, na Gazeta do Povo:

"Seis postos de combustíveis de Curitiba foram autuados e tiveram bombas lacradas pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) por irregularidades no abastecimento de veículos. Apesar dos estabelecimentos terem sido fiscalizados e interditados no início do mês, só nesta terça-feira (21) é que o Ipem obteve a emissão dos laudos que atestam as fraudes encontradas nestes locais e divulgou a situação.

Segundo o instituto, técnicos visitaram sete postos e fiscalizaram 104 bicos de bombas medidoras. Dessas, 44 apresentaram irregularidades e foram interditadas. Foram apreendidas ainda 12 placas eletrônicas por suspeita de fraude. A adulteração nas placas das bombas, conforme o órgão, levava ao abastecimento em menor quantidade do que o registrado pelo equipamento. A diferença, em um dos casos, chegou a 1,3 litro para 20 litros de combustível. A diferença máxima permitida pelo Ipem é de 0,1 litro, para mais ou para menos, para cada 20 litros de combustível.

O Ipem também divulgou o nomes dos postos com irregularidades. As empresas autuadas e com placas apreendidas foram a Posto Bairro Tarumã Ltda; Posto Via Aeroporto Ltda e Comércio de Combustíveis JPS Ltda. Já as empresas que sofreram autuação por causa da violação do plano de selagem das bombas medidoras foram a Shark Comércio de Combustíveis Ltda; Flórida Comércio de Combustíveis Ltda e GRC Comércio De Combustíveis Ltda. Esses postos terão oportunidade de defesa em primeira e segunda instância.

Por outro lado, apenas no Aladim Posto de Abastecimento e Serviços Ltda não foram encontradas irregularidades entre os estabelecimentos fiscalizados nesta operação.

Uma empresa que presta serviços de manutenção nesses estabelecimentos teve a autorização cassada. Foi determinada ainda a devolução pela empresa de todas as marcas de reparo (selos), marcas de selagem azul, além de Atestado de Autorização.

As bombas que foram lacradas apresentaram alteração de modelo, problemas na instalação e inscrições obrigatórias, além das placas eletrônicas com componentes substituídos, retirados ou incluídos. As placas eletrônicas foram encaminhadas ao laboratório do Inmetro para perícia técnica e posterior quantificação da fraude.

A operação envolveu ainda técnicos do Inmetro, Ministério Público, Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor e a Polícia Criminalística."

O cidadão é roubado diariamente e de muitas formas, no Brasil. E fica totalmente à mercê dos bandidos, de todos os níveis, sem condições de se defender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário