quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Bar do Alemão: "Submarino" completa 35 anos

Bar do Alemão em Curitiba, PR.
Para muitos turistas que passam por Curitiba, parar no Schwarzwald – Bar do Alemão, já é um passeio tão obrigatório quanto visitar o Museu Oscar Niemeyer ou o Jardim Botânico. O objetivo é basicamente provar o Submarino, lendária bebida feita com chope Pilsen e uma dose de Steinhäger cuja fama se espalhou bem longe da capital paranaense. Em 2017 a tradicional bebida completa 35 anos.

O segredo do sucesso é a originalidade. O sabor, que mistura a doçura da cerveja com a secura e o aroma herbáceo do destilado aromatizado com zimbro, sem dúvida caiu no gosto do público. Além disso, o drink tem também a parte lúdica que permite ao cliente de “roubar honestamente” as célebres canequinhas de Steinhäger que ficam imersas na cerveja.

O "Submarino" do Bar do Alemão, em Curitiba
 As canecas, por si só, viraram um souvenir do Bar do Alemão e objeto de coleção. São três modelos fixos: com bandeiras dos estados alemães, com o brasão dos estados da Alemanha e com pontos turísticos de Curitiba, além das edições limitadas lançadas em datas especiais, como Copa do Mundo e Olimpíadas.

São servidos cerca de 14 mil Submarinos por mês. O recorde de maior número de Submarinos tomados é de 17 canecos em cinco horas, estabelecido por um cliente em 1995, que resiste até hoje. O drink é servido na caneca de 450 ml e a dose de Steinhäger, que tem teor alcoólico de 38%, tem 30 ml. O preço é de R$ 18,30.

Se todo mundo em Curitiba conhece o Submarino, poucos sabem qual a história por trás da sua “criação”. O drink nasceu acidentalmente no inverno de 1982. Um grupo de amigos frequentadores do bar costumava se aquecer, antes de tomar o chope, tomando uma dose de Steinhäger. Em uma das rodadas do destilado, um dos copos caiu no chope. Para a surpresa do garçom, todos na mesa fizeram o mesmo: colocaram sua dose de Steinhäger dentro do caneco de chope. 


No começo, ainda não existiam as canequinhas e o Steinhäger era servido em copos americanos. As pessoas levavam embora o copinho americano em que estava o Steinhäger. Alguns anos depois surgiram as canequinhas como um presente para os clientes.Todas têm a célebre frase: “Este caneco foi honestamente roubado”, acompanhada do ano do “roubo”.

Além da receita tradicional, o Bar do Alemão serve variações como o SubMaster, que combina o chope com Jagermeister, bebida tradicional alemã produzida com 56 ervas, o SubAsas, com bebida energética na canequinha, e o SubOsborne que traz uma dose de conhaque.

O Bar do Alemão fica na Rua Dr. Claudino dos Santos, 63 – Largo da Ordem, Curitiba – (41) 3223-2585. Aberto todos os dias das 11 às 2 horas.

Fonte: Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário