sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Quais as opções de motocicletas, se você não fosse um Harleyro?


  • Honda Gold Wing GL1800
2016 Honda Gold Wing
Até o advento do Project Rushmore em 2014 e agora o Milwaukee-Eight, havia muitas razões para escolher a Honda Gold Wing 6 cilindros no lugar de uma H-D. A GL1800 tem uma reputação de ser muito confortável e, ao mesmo tempo, muito ágil para uma motocicleta deste tamanho. Desde 2010 a Gold Wing passou a ser fabricada exclusivamente no Japão, o que elevou seu preço em alguns mercados, em especial no maior deles: EUA. Apesar disto, a GL1800 tem mais torque do que as motocicletas H-D e o motor de 6 cilindros opostos funciona com uma maciez impressionante. A moto da Honda também vem equipada com um airbag no tanque, o que pode salvar sua vida.

  • BMW K1600GTL e K1600B
2017 BMW K1600B
Quando se fala de motocicletas touring, por muitos anos as únicas opções reais eram as Harley-Davidson e as Honda Gold Wing. Em 2011 a BMW lançou no Mercado a K1600TL e, no mês passado, o modelo K1600B, que se parece cada vez mais com a H-D. A própria BWM admite que o projeto foi inspirado nas baggers nascidas nos EUA. A motocicleta é mais baixa, tem um parabrisa redesenhado e eletricamente ajustável e defletores na carenagem para proteger o piloto e a garupa do vento e da chuva. E, claro, vem carregada de toda aquela parafernália eletrônica que os alemães criaram.
  • Japonesas antigas
Minha Honda CB750 Four 1976. Vendida em 2009.
Por razões nostálgicas, uma grande parte do adultos na melhor idade tem um carinho especial pelas motos dos anos 1970. A Honda CB750 (1969-1978), a Kawazaki Z1 e KZ900 (1971-1976) e as primeiras Suzuki GS750 e GS1000 do final dos anos '70 são as mais mencionadas. Eu, particularmente, tenho um carinho muito grande pela CB750 1976, que tive o privilégio de possuir. Às vezes dá uma vontade muito grande de comprar uma CB400 Four ou uma CB500 Four e tentar voltar àqueles anos, quando éramos muito mais jovens.
  • Victory Cross Country
2016 Victory Cross Contry
Antes da ressurreição das Indian, se você sonhasse com uma  motocicleta americana que não fosse a H-D, sua única opção seria uma Victory. A Victory foi lançada no mercado americano em 1997 pela Polaris (que também fabrica as Indian), mas a marca só pegou mesmo a partir de 2007. Agora a Victory tem os modelos Cross Country e Vegas que se tornaram uma atração importante. Pena que ainda não estejam oficialmente disponíveis no Brasil.
  • Ducati Diavel
2016 Ducate Diavel
Harleyros normalmente não são vistos nas lojas da Ducati, mas eles são a principal razão para a existência da marca. A Ducati Diavel seria o resultado do cruzamento de uma Dyna com uma Ferrari; é uma cruiser mas, ao mesmo tempo, uma bike. Mas, como sempre, é uma questão de gosto. Não o meu, com certeza!
  • Triumph Bonneville
2016 Triumph Bonneville T120
A única motocicleta que me faz considerar a compra, além da Harley-Davidson, é a renovada Triumph Bonneville. É uma alternativa séria para as Sportster ou Dyna. Dependendo do que você gosta, as opções vão da versão mais esportiva (Thruxton) ou o estilo mais retrô da T120 (que eu prefiro), ou ainda a off road (Scrambler). Todas oferecem muita potência e aparente conforto, na linha dos motores de 1200cc.
  • Indian Chief
2016 Indian Chief
Sou suspeito de falar das Indian, pois acho aquele paralama dianteiro e a esfinge do índio a coisa mais feia que já se viu numa motocicleta. Mas isto sou eu! A realidade é que a marca - extinta em 1953 - depois de várias tentativas frustradas reapareceu de fato no mercado a partir de 2013, quando a Polaris (que comprou os direitos da marca) lançou a Indian Chief com o motor Thunder Stroke 111.

Agora a Indian oferece uma variedade de modelos na família Chief e Chieftain, além da Roadmaster. Estas são as opções da marca para quem está cansado das Road King e Ultra Glide. Para quem gosta das motocicletas mais leves, tipo Dyna ou Sportster, a opção é a Scout. Aliás, é a única Indian que eu compraria.
  • BMW R Nine T
2016 BMW R Nine T
Quem insiste na tecnologia germânica e quer uma motocicleta street, a opção sem dúvida é a R Nine T. Tem uma posição confortável para pilotar e, como uma Harley-Davidson, deixa muitas opções para o proprietário customizá-la a seu gosto.


Eu continuo preferindo as Harley-Davidson, mas temos que ter os olhos abertos para as opções existentes, não é mesmo?

Um comentário:

  1. Fico com as duas últimas: Indian, a minha preferida é a Chieftain, e a BMW Nine T.

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