sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Get Your Kicks on Route 66


A mais famosa canção sobre a legendária rota através do oeste americano tem uma história bem interessante.

Foi escrita em 1946 pelo compositor americano Bobby Troup em rítmo R&B e a letra descreve o caminho percorrido pela US Route 66.

Esta estrada está no sonho de 10 entre 10 motociclistas que prezam este nome. Eu e Rô tivemos o privilégio de percorre-la em 2010, quando cruzamos os Estados Unidos de New York a Los Angeles numa Harley-Davidson Ultra Glide.

Saindo de Chicago em 15/7/2010
No ponto-médio da Rota 66, em Adrian, Texas, 18/7/2010
No Pier de Santa Monica, California, 27/7/2010
Bobby Troup e sua esposa Cynthia estavam decididos a fazer sucesso em Hollywood como compositores de música para o cinema. No verão de 1946 o casal embarcou no seu Buick 1941 com todos os seus pertences e saíram da Pennsylvania com destino à Califórnia. 

Inicialmente seguiram pela US 40, mas depois decidiram fazer o percurso pela US 66. O planejamento original era fazer uma música sobre a Rota 40, mas Cynthia Troup sugeriu o título "Get Your Kicks on Route 66" e o resto é história. Troup tornou-se ator e ficou famoso pelo personagem Dr. Joe Early, no seriado Emergency, da rede NBC e Universal.

A música descreve todo o percurso desde Chicago, passando pelos pontos clássicos da Rota 66, tais como: St. Louis e Joplin no Missouri; Oklahoma City, OK; Amarillo, TX; Gallup, NM; Flagstaff, Winona e Kingman, no Arizona e Barstow e San Bernardino, na Califórnia. Winona é a única cidade fora da sequência da viagem e a frase "Don't forget Winona" foi incluída para rimar com "Flagstaff, Arizona." 

If you ever plan to motor west,
Travel my way, take the highway that's best.
Get your kicks on Route sixty-six.

It winds from Chicago to LA,
More than two thousand miles all the way.
Get your kicks on Route sixty-six.

Now you go through Saint Louis
Joplin, Missouri,
And Oklahoma City is mighty pretty.
You'll see Amarillo,
Gallup, New Mexico,
Flagstaff, Arizona.
Don't forget Winona,
Kingman, Barstow, San Bernandino.

Won't you get hip to this timely tip:
When you make that California trip
Get your kicks on Route sixty-six.

Won't you get hip to this timely tip:
When you make that California trip
Get your kicks on Route sixty-six.
Get your kicks on Route sixty-six.
Get your kicks on Route sixty-six.

O primeiro artista a gravar a música foi Nat King Cole, ainda em 1946.


Get Your Kicks on Route 66 foi gravada por quase uma centena de cantores e bandas, incluindo Aerosmith, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Bing Crosby e The Rolling Stones.

Uma das versões que mais gosto é a interpretada por Glenn Frey, dos Eagles.


Dos oito estados nos quais a Rota 66 passa, somente Kansas e sua cidades não foram mencionadas na canção. Na realidade a Rota 66 cruza por apenas 18 km no extremo sudeste Estado do Kansas, mas é muito importante pelo personagem Tow Mater - amigo do herói Lightning McQueen - do filme animado "Cars" produzido pela Pixair e distribuido pela Walt Disney.

Os artistas da Pixair se inspiraram em um caminhão-guincho existente na pequena cidade de Galena, Kansas, para criar o personagem.


O carro-guincho que inspirou o personagem.
Tow Mater, do filme animado Cars.
Mas a o nome da canção, que virou um dos ícones musicais dos Harleyros (junto com "Born to be Wild", do filme Easy Rider, na interpretação de Steppenwolf), me veio à lembrança ao recebermos o nosso novo veículo, um crossover Nissan Kicks SL, lançamento mundial da montadora japonesa que está sendo comercializado no Brasil desde agosto.

O Kicks foi apresentado como carro conceito no Salão de Automóveis de São Paulo, em 2014. O primeiro modelo da série, o Kicks SL, está sendo produzido na fábrica padrão da Nissan no México (que monta os veículos para o exigente mercado norte-americano) e teve o Brasil como o primeiro país de comercialização. A partir de 2017 também será montado na fábrica da Nissan em Resende, RJ. O veículo será comercializado em 80 países.

Lançado durante as Olimpíadas e as Paraolímpiadas 2016 no Rio de Janeiro, o Kicks traz uma avançada tecnologia embarcada, incluindo um sistema de informação e entretenimento com tela à cores, GPS, sistema de áudio, câmeras de manobra de 360° e integração total com smartphone, incluindo acesso ao Facebook, Google Search e Twitter.

Como não poderia deixar de ser, o modelo que escolhemos apresenta uma "assinatura" harleyra inconfundível!

Nissan Kicks SL 2017, fotografado pela Rô, no Parque Tingui, em Curitiba.
Já que não posso levar o meu "Kicks on Route 66", vamos desfrutá-lo nas rotas nacionais, mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário