sábado, 30 de julho de 2016

Mais um recall da Harley-Davidson


Devido a um defeito no cilindro mestre da embreagem hidráulica, a Harley-Davidson Motor Company está fazendo uma chamada técnica para 27.232 motocicletas modelo 2016.

Os modelos atingidos são: Electric Glide Ultra Classic (FLHTCU), Electra Glide Ultra Classic Low (FLHTCUL), Ultra Limited Low (FLHTKL), Ultra Limited (FLHTK), CVO Street Glide (FLHXSE), Street Glide (FLHX), Street Glide Special (FLHXS), Road Glide Special (FLTRXS), Road Glide (FLTRX), Police Electra Glide (FLHTP), Road Glide Ultra (FLTRU), Fat Boy S (FLSTFBS), Softail Slim S (FLSS) e CVO Softail Pro Street Breakout (FXSE).

A notificação de recall feita na National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) indica que “o cilindro mestre da embreagem pode perder sua capacidade de gerar a força necessária para desengatar a marcha, especialmente se a motocicleta tiver parada por um período prolongado de tempo.”

2016 Harley-Davidson CVO Street Glide
Diz ainda que “quando o motor está em funcionamento e a marcha engrenada, se a embreagem não desengatar completamente a motocicleta pode mover-se repentinamente, aumentando o risco de um acidente.”

Documento anexado ao processo indica que os cilindros mestres cuja part number são 36700049B, 36700056B, 36700146 e 36700186, em alguns modelos 2016 das famílias Touring e Softail, podem apresentar este defeito.

Este é o terceiro recall envolvendo defeitos na embreagem hidráulica, em modelos a partir de 2013. 

O primeiro, em outubro de 2013, afetou 25.185 veículos. O segundo, em 2015, ocorreu em quase 46.000 motocicletas dos modelos 2014 e 2015 das Electra Glide, Street Glide, Ultra Limited, Road Glide e Road King. No momento em que foi feito este recente recall, 27 acidentes tinham sido registrados, com quatro pilotos levemente feridos.


A causa aparente do problema é uma reação química dentro do sistema hidráulico, causando bolhas de gás que provocam a perda de pressão hidráulica no acionamento da embreagem. Segundo documentos anexos ao processo, o piloto pode observar uma distância anormal no acionamento da alavanca da embreagem, quando acionada pela primeira vez depois que a motocicleta esteve parada por um período grande de tempo.

Nos Estados Unidos o recall começou a ser feito nas concessionárias Harley-Davidson a partir do dia 25 de julho.

O site da Harley-Davidson do Brasil não apresenta nenhuma notícia sobre esta chamada técnica, ainda.

Você pode saber se sua motocicleta está incluída no recall, através do site da HDMC. Veja aqui.

Um comentário: