terça-feira, 21 de junho de 2016

Está com frio?

Termômetro em uma rua de Urupema, SC, no dia 10/6/2016.
A temperatura mínima na cidade chegou a -7,2C naquele dia.
Se você está reclamando do frio neste começo de inverno de 2016, agradeça por não ter estado na Antártica em 10 de agosto de 2010. Nesta data, um satélite da NASA registrou a marca de -94,7C no continente — outras marcações indicam que o clima foi um pouco mais ameno, de -93,2 graus.

Este dado, porém, não consta no livro dos recordes e nem é reconhecido por associações de análise climática por ter sido registrado via satélite. Oficialmente, a temperatura mais baixa registrada na Terra é de -89,2 graus C, em 21 de julho de 1983, também na Antártica, devidamente auditada pelo Arctic and Antarctic Research Institute de São Petesburgo, Rússia.

No Brasil, felizmente, estamos longe disto. A temperatura mais baixa de que se tem registro é de 11 de junho de 1952, em Caçador, SC,quando o termômetro caiu a -14C. O valor foi apurado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e é contestado por alguns órgãos — assim como outros registros não-oficiais.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o que vale são os -11,1 anotados em 20 de julho de 1953 em Xanxerê, também em Santa Catarina.

Por outro lado, a temperatura mais elevada já registrada no planeta, de acordo com o Guinness Book, foi de 56,7C, em 10 de julho de 1913, em Greenland Ranch, na Califórnia — a região do deserto de Mojave. Quando passamos por lá, em julho de 2010, a temperatura chegou a 52C.

Mas, de novo, os satélites dizem que podem existir registros mais extremos. Um destes, aponta que Abadan, no Irã, pode ter marcado 87 graus em junho de 1967!

Perto disso, os modestos 44,7 graus registrados em Bom Jesus, no Piauí, em 21 de novembro de 2005, parecem muito agradáveis. Essa é a temperatura aceita com mais elevada da história brasileira.


Neste segundo quesito, talvez tenhamos novos recordes nas próximas décadas, já que a Universidade de Victoria, no Canadá, publicou em maio um estudo que aponta que a temperatura na Terra pode subir 10 graus Celsius até o fim do século 22 se o padrão de queima de combustíveis fósseis continuar neste ritmo. O valor é bem acima dos 2 graus estipulados no Acordo Climático de Paris.


Enquanto isto, vamos curtindo o friozinho aqui de Curitiba . . . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário