quinta-feira, 12 de maio de 2016

Nissan compra a Mitsubishi



A montadora de automóveis Nissan, presidida pelo franco-brasileiro Carlos Ghosn, vai adquirir a Mitsubishi Motors através da compra de 34% do seu capital, conforme documentos oficiais publicados nesta quinta-feira 12/5/2016.

Em documentos transmitidos à Agência de Serviços Financeiros (FSA) do Japão, a Mitsubishi Motors explica que emitirá para a Nissan 506,6 milhões de ações ordinárias, ao preço de 468,52 ienes a unidade, totalizando 237,360 bilhões de ienes (US$ 2,18 bilhões).

O acordo que estabelece a participação da Nissan será assinado até 25 de maio e a transação será efetivada em outubro. Com a operação, a Nissan Motor se tornará a maior acionista da Mitsubishi Motors Corporation (MMC), à frente do grupo Mitsubishi Heavy Industries, que possui 20% das ações.

Os dois grupos já eram sócios: a Nissan fornece sedans para a MMC e a MMC fabrica veículos de porte pequeno para a Nissan.

Foi justamente a Nissan que descobriu as irregularidades na medição de economia de combustível dos veículos da Mitsubishi Motors. A Mitsubishi Motors admitiu em 20 de abril a manipulação dos dados em quatro modelos, para melhorar o rendimento dos veículos. Depois, a empresa reconheceu que utiliza testes não homologados no Japão há 25 anos.

Desde a explosão do escândalo, as vendas japonesas da Mitsubishi Motors caíram e a ação da empresa despencou mais de 40%, o que cria incerteza a respeito do futuro do grupo, uma das menores montadoras japonesas, com apenas um milhão de veículos vendidos ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário