domingo, 6 de março de 2016

Adversidade


A adversidade faz parte da vida. Superar as adversidades é um dos maiores obstáculos que enfrentamos. Os problemas, sejam grandes ou pequenos, apresentam-se durante toda a nossa existência, inevitavelmente.

O sofrimento não é algo bom e o sofrimento incapacitante não é benéfico.
Ainda assim, não invalida pensarmos nele como uma realidade que acontece na vida de cada um de nós, certamente em número e intensidade diferentes para cada pessoa. 

Quando acontece, aceitá-lo é uma parte da estratégia para nos livrarmos de mais sofrimento. Aceitá-lo pode constituir uma forma de nos reestruturarmos e seguirmos em frente.

“A dor e a morte são parte da vida. Rejeitá-las é rejeitar a própria vida.” (Dr. Havelock Ellis, famoso médico e autor inglês, do início do século passado).


Aprender a lidar e superar as adversidades, é o que nos faz ser quem somos. Cada desafio, cada dificuldade que enfrentamos com êxito na vida serve para fortalecer a nossa força de vontade, confiança e capacidade de vencer os obstáculos futuros.

“A adversidade tem o efeito de atrair a força e as qualidades de um homem que as teria adormecido na sua ausência.” (Heródoto, filósofo grego)

Quando respondemos de forma positiva e construtiva aos nossos maiores desafios, as qualidades, forças e virtudes como coragem, caráter, combatividade, esperança e perseverança emergem de dentro de nós.


Como seres humanos que somos, é muito fácil cairmos na auto piedade, na injustiça da vida ou na armadilha do “porquê eu?”. Se fazemos isso, deixamos de reconhecer as oportunidades de sabedoria e de crescimento que acompanham a adversidade.

No entanto, assim que conseguimos ou nos permitimos pensar mais claramente, que somos capazes de impedir que a vitimização autodestrutiva e os pensamentos improdutivos tomem conta da nossa mente, também ficamos mais capacitados  para lidar com o que está diante de nós.

E assim crescermos para nos tornarmos pessoas melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário