segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Land Rover Defender 4x4 deixa de ser fabricado

O último Land Rover Defender produzido.
O último Land Rover Defender, o jipe 4x4 conhecido em todo o mundo que tem proprietários famosos como a rainha inglesa Elizabeth, saiu de produção nesta sexta-feira (29), 68 anos depois de começar a ser produzido.

Concebido originalmente para ser usado em fazendas e na agricultura, o jipe virou um ícone da indústria automobilística britânica e era popular entre celebridades como o músico Paul McCartney e o falecido ator Steve McQueen, tendo vendido 2 milhões de unidades desde 1948.

A montadora indiana Tata adquiriu as marcas britânicas Jaguar e Land Rover, ambas deficitárias, em 2008, e desde então modernizou e ampliou rapidamente a linha de luxo do Range Rover.

"Qualquer veículo convencional teria sido substituído muitas vezes durante o ciclo de vida do Defender", argumentou a porta-voz da Jaguar Land Rover.

"Agora temos a tecnologia, a engenharia pioneira e a excelência em design que precisamos para aprimorar o Defender".

São necessárias 56 horas para construir o carro, que é em grande parte feito à mão na fábrica da empresa em Solihull, no centro da Inglaterra, o que faz com que ele consuma mais tempo e fique mais caro do que muitos outros veículos com um grau maior de produção mecanizada.

Mas o automóvel offroad se tornou sinônimo da Grã-Bretanha graças a usuários como a monarca do país, que foi fotografada andando e acenando para o público na traseira do 4x4 ainda em 1957 em Hyde Park e durante uma visita a Melbourne em 1977.

A impossibilidade de adaptar o modelo aos novos parâmetros de segurança e de emissões de poluentes acabou com a produção do Defender, disponível em vários modelos.

"É a morte de um ícone", afirmou à BBC Simon Collins, do Clube Land Rover, uma associação de fãs da marca.
(Folha de São Paulo, 29/1/2016)

Aprendi a dirigir no início dos anos 1960 em um Land Rover Series I 1954 SWB (Short Wheel Base), equipado com motor a gasolina de 1,6 litros, quatro marchas a frente, reduzidas, e tração nas 4 rodas. Dava a impressão de que fosse capaz de subir um muro!

Land Rover Series I SWB
Meu pai substituiu a cobertura de lona por uma de chapa de aço, que ele mesmo construiu.

Eu adorava dirigir aquele jipe pelas ruas e estradas de Três Rios, RJ, onde morávamos na época.

Meu pai vendeu o Land Rover em 1965, quando adquiriu uma Rural Willys branca e azul, como esta da foto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário