sábado, 30 de janeiro de 2016

GPS: Planejando Rotas no BaseCamp

BaseCamp é a plataforma utilizada nos GPS da Garmin e que substituiu o amigável MapSource, utilizado pelo maior fabricante de dispositivos de navegação por satélites do mundo até 2011. 

A partir de 2012 praticamente todos os dispositivos da Garmin para uso automotivo (automóveis e motocicletas) foram criados usando o BaseCamp como plataforma operacional.

Ainda que a Garmin defenda o BaseCamp como um programa mais completo e menos suscetível de erros, eu o considero inferior ao Mapsource na categoria User Friendly (Amigável ao usuário).
Mas como não há nada que possamos fazer, a solução é aprender a usá-lo.

O primeiro passo, claro, é abrir o programa no seu computador. Ele deve ter sido instalado ao conectar o seu GPS pela primeira vez ao seu notebook ou desktop ou poderá baixar o programa diretamente do site da Garmin. (http://www.garmin.com/en-US/shop/downloads/basecamp).


Em seguida temos que determinar o ponto de partida e o ponto de chegada, utilizando a ferramenta Trip Planner e a opção New Trip. Defina aí se você quer planejar só a ida ou ida/volta(Round Trip).

Aparecerá uma janela de diálogo, onde você poderá optar pelo tipo de viagem, desde por avião até caminhando. No nosso caso a escolha foi por motocicleta.


Na mesma janela você deverá definir o ponto de partida e o de chegada. Pode ser uma POI que você tenha salvado, cidades, endereços, etc.


Aí, temos que clicar em Start Trip e o programa mostra uma linha entre os dois pontos (partida e chegada), com a indicação de distância em linha reta. Neste caso é de 185 km.


Usando a tecla Alt e o botão esquerdo do mouse puxe o início da rota e coloque sobre a via que pretende usar. Neste caso  eu definí que usaria a BR-101.


A partir daí, usando sempre a tecla Alt e o botão esquerdo do mouse, você pode definir os outros pontos por onde pretende passar. Pode criar POIs e usá-los, também.

Neste caso eu criei dois POIs indicando pontos de interesse onde gostaria de passar na minha rota.
Clicando no nome da rota, no mapa do BaseCamp, você abre a janela da rota.



Na coluna da esquera você pode acrescentar pontos na rota, utilizando o ícone + .

Neste exemplo eu incluí a BR-280 em Corupá e o acesso à BR-116 em Mafra. 

Utilizando os outros ícones, eu os posicionei na sequência correta na rota. Cliquei na botão Recalculate e a rota ficou como eu queria.


Agora é só transferir a rota para o GPS (no meu caso é um Garmin Zumo 590LM).

Conecte o dispositivo ao computador, usando o cabo e uma conexão USB. Certifique-se que o dispositivo tenha a mesma versão do mapa que você está usando no BaseCamp. Se não for o caso, atualize o seu GPS, caso contrário a rota poderá apresentar erros.

Utilizando Device, Send To Device, transfira a rota para seu GPS.

Desconecte o dispositivo do computador, ligue-o e verifique se a rota foi transferida corretamente.


Pronto, missão cumprida. Agora é abastecer, calibrar os pneus e sair na estrada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário