quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

BMW Motorrad apresenta dois conceitos de alta tecnologia


A fabricante alemã BMW Motorrad apresentou duas novidades de alta tecnologia para melhorar a segurança do motociclista na feira Consumer Electronics Show (CES), que ocorreu na semana passada em Las Vegas.

Tratam-se do sistema de iluminação laser light e do capacete equipado com head-up display.


O sistema de iluminação a laser é derivado do mesmo sistema que equipa alguns veículos da BMW, como os carros da série BMW 7 e BMW i8.

O modelo de motocicleta BMW K 1600 GTL Concept foi equipado com estes faróis e servirá de plataforma de testes, antes de ser adotado como equipamento de linha. 


Os faróis a laser emitem uma luz branca pura, de alta intensidade, que pode alcançar até 600 metros à frente da motocicleta, o dobro dos faróis convencionais. Segundo a nota divulgada pela montadora alemã, os faróis a laser são compactos, tem uma vida útil muito longa, são robustos e não necessitam de manutenção.


No momento esta tecnologia tem um custo muito elevado para uso em motocicletas. Mas a expectativa é que a economia em escala, com a fabricação e uso mais intenso na indústria automotiva, permita sua aplicação em motocicletas a um custo razoável, dentro de poucos anos.

Já a tecnologia de head-up display, inicialmente adotado nos aviões militares - especialmente os caças - fornece dados importantes para a segurança da pilotagem, mostrados numa viseira do capacete do motociclista. Isto permite que o piloto possa conduzir sua motocicleta sem a necessidade de desviar os olhos da estrada, para verificar informações no painel da motocicleta. Esta tecnologia permite uma pilotagem mais segura, com menos distração para o piloto.


A BMW está desenvolvendo um capacete que incorporará esta tecnologia diretamente na viseira. Segundo a montadora, as informações mostradas podem ser mudadas pelo piloto, de acordo com sua necessidade. 
Num futuro não muito longe, será possível ter informações sobre a estrada em tempo real.


O capacete oferecerá outras vantagens e comodidades para o piloto. Uma câmara embutida no casco, direcionada para frente, fará o registro em tempo real de tudo o que acontece durante a viagem. Uma segunda câmera, apontada para trás, atuará como um retrovisor digital, permitindo uma melhor visualização do que acontece atrás, inclusive ajudando muito no caso de pilotagem em grupo.



Esta tecnologia pode ser integrada aos cascos de capacetes já existentes, sem afetar o conforto ou a proteção ao motociclista. Com duas baterias, o tempo efetivo de operação pode chegar a cinco horas.
A expectativa da BMW Motorrad é ter estas tecnologias já integradas em produtos de linha, nos próximos dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário