quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Atravessando os EUA de motocicleta em 1916: por duas mulheres!

O roteiro do evento
Alisa Clickenger não é uma motociclista comum. Em Outubro ela atravessou os EUA na sua Indian Chieftain, numa missão importante: preparar o roteiro para o Sister’s Centenial Motorcycle Ride, um evento inspirado pelas irmãs Van Buren, as primeiras mulheres a cruzar os Estados Unidos em uma motocicleta. Em 1916!

“A mulher pode, se quiser,” era uma das frases preferidas de Augusta Van Buren que com 24 anos e acompanhada de sua irmã Adeline Van Buren, então com 22 anos, rodou de New York a San Francisco numa motocicleta Indian, usando faróis a gás, sem banco confortável ou suspensão de qualquer forma.

Adeline Van Buren
Augusta Van Buren
Nas vésperas da entrada dos EUA na Primeira Guerra Mundial, em um tempo em que as mulheres não podiam ainda votar, as irmãs Van Buren provaram que as mulheres poderiam ser usadas como mensageiras militares, no caso do país entrar no conflito europeu.

Vestindo calças de couro, jaquetas e capacetes, as irmãs chegaram a ser presas durante a viagem, por estar vestindo “roupas de homem.”

Assim era a Lincoln Highway, em 1916.
Elas usaram a recém inaugurada (1913) Lincoln Highway, a primeira estrada cruzando os EUA, que ligava a Times Square em NY à Lincoln Square, em San Francisco. O problema é que, então, a estrada ainda não constava nos mapas, nem era pavimentada!

O bloco de notas e fotos guardadas por Adeline Van Buren mostra que a estrada só existia, mesmo, no papel. Na maioria das vezes era só uma trilha e, em muitos dias, de puro barro e lama. Em um dia em especial, as irmãs conseguiram rodar somente 5km.

Além do mais, as duas rodavam sozinhas, sem qualquer tipo de apoio ou companhia. Não levavam sobressalentes e nem conheciam mecânica para executar pequenos reparos, se necessário. Tudo tinha que ser obtido com os recursos locais.

A viagem levou dois meses para ser concluída nos seus 5.460km de extensão. O feito não foi suficiente para convencer os militares a usar mulheres como mensageiras, mas marcou os anais da história das mulheres americanas em mostrar seu valor e seu compromisso com o espírito de aventura.

O evento que vai comemorar os 100 anos da viagem histórica das irmãs Van Buren terá três semanas de duração, começando no dia 4 de Julho de 2016, Dia da Independência, exatamente como ocorreu em 1916.

Alisa Clickenger é uma veterana organizadora de viagens de motocicleta, nos EUA, e espera ter  100 mulheres motociclistas no evento, mais a equipe de apoio e parentes das irmãs Van Buren.

Existem duas opções para participar do evento. A primeira opção é guiada, com o pessoal da agência de viagens acompanhando o grupo, limitado em 20 motocicletas, com carro de apoio, caminhão para bagagens e toda a infraestrutura de reservas de hotel, etc.

A segunda opção é faze-lo por sua conta, com liberdade para o número de horas que vai rodar e o tempo de ficará em cada parada na estrada.

Ainda que o evento seja dedicado às mulheres, homens também podem participar, sem problema.

Sabendo que nem todos podem tirar três semanas de sua vida ou do trabalho para fazer a viagem, Alisa Clickenger criou várias opções intermediárias, permitindo que a pessoa faça só parte do trajeto, podendo incorporar-se ao grupo ou deixá-lo praticamente em qualquer ponto da viagem.

Quando Adeline e Augusta Van Buren chegaram em San Francisco, ninguém estava esperando por elas ou fizeram qualquer tipo de evento de boas vindas. Desta vez os organizadores pretendem fazer uma boa recepção ao grupo, como homenagem às irmãs pioneiras.

As irmãs Van Buren ao chegar em San Francisco.
Alisa Clickenger diz que atravessar os EUA de motocicleta, mesmo hoje em dia, é um grande feito. “Queremos que as mulheres que participarão sintam a importância disto.”

Mais informações no site do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário