quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Renovando a CNH - Episódio 2: Exame Médico


Seria cômico, se não fosse trágico; esta é a frase que me ocorreu.

Fui fazer o exame médico, no processo para renovar minha carteira nacional de habilitação.

Cheguei no local, um consultório particular, não localizado em prédio ou recinto público. A atendende conferiu a papelada toda (cópia de um montão de documentos) e o comprovante do pagamento da taxa, feita para uma entidade privada (clínica de medicina do tráfego e do trânsito). Não é receita pública, portanto. É privada.

Fui logo atendido pelo médico, muito simpático por sinal, que durante 5 minutos cumpriu os procedimentos do exame:
  • Com o olho direito fechado, mandou ler 4 letras num aparelho de medição de acuidade visual que deve ter sido fabricada (pelo aspecto e tecnologia) na década de 1940 E, pelo aspecto, deve ter sido usada diáriamente desde então! Se comparado a um telefone, seria de ebonite negro e teria manivela.
  • Com o olho esquerdo fechado, mandou ler outras 4 letras.
  • Com os dois olhos abertos, acendeu uma luz verde, uma vermelha e uma amarela, nesta sequencia, pedindo-me que informasse a cor da luz de cada uma delas.
  • Mandou que eu fechasse os dois olhos e ficasse assim durante uns 10 segundos.
  • Mandou que levantasse as mãos e que fizesse o movimento de fechá-las e abrí-las duas vezes.
Pronto! 

A atendente me deu um papelzinho onde dizia que posso retirar a minha CNH renovada dentro de 20 dias úteis, ou seja, dia 23/12.

5 minutos! Ou R$663,60 por hora. 

Excelente honorário para este exame que qualquer funcionário com segundo grau poderia fazer. 

Aliás, como é feito nos países desenvolvidos. 

Ou você acha que algum país do primeiro mundo se daria ao luxo de manter um médico ‒ que levou anos de estudos e custou uma fortuna para formar ‒ para executar um trabalho desses?

Só no Brasil, mesmo.

Veja também: Renovando a CNH

Nenhum comentário:

Postar um comentário