sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Brasil? Quem? Onde?


Lendo as notícias das últimas semanas, tenho a impressão de que estamos vivendo num país totalmente destroçado.

Se não, vejamos:
  • A República está acéfala. Até sob o ponto de vista literal, pois é presidida por uma pessoa que tem,  sem qualquer possibilidade de dúvidas, um grave problema cerebral ou mental. Talvez os dois.
  • Vários líderes de grupamento paramilitar e de organizações políticas (MST, CUT, PT e seu presidente de honra) incitam à violência descaradamente, ameaçando com a ação de “exércitos” contra aqueles que apoiam qualquer atitude, ação ou desejo de mudar o que acontece no país, mesmo que isto esteja claramente previsto na Constituição e nas leis vigentes. E nada acontece. Um cara chama outro de viado e é preso por homofobia!
  • Existe um embate político entre a presidente da república (assim mesmo, com minúsculas) e o presidente da câmara de deputados (minúsculas outra vez, de propósito), onde xingamentos são trocados como se fosse uma briga de lavadeiras (com desculpas às lavadeiras!)
  • Os líderes do maior partido de “oposição” – PSDB – parecem comentaristas das rodas de discussão de futebol, normalmente apresentadas nos canais de esportes depois do final da partida, pois só falam sobre o que aconteceu; não participam de nada, só comentam!
  • Os bandidos assumidos – aqueles que não andam de paletó e gravata, nem tem chapa oficial no carro – mesmo presos em presídios de segurança máxima, dão ordens para executar policiais. Dois policiais militares do Rio de Janeiro foram assassinados, quando em serviço numa UPP, a mando de bandidos presos, segundo as próprias palavras do secretário de segurança daquela estado. "O secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou na segunda (7) que a morte de dois policiais militares da UPP do Jacarezinho foi ordenada por dois criminosos. Um deles seria conhecido como Lambari e cumpre pena alternativa fora do Estado do Rio. O segundo seria um detento de Bangu 3. O Globo, 8/12/2015"
  • O governador de São Paulo cancela uma ordem de reorganização escolar no estado, lógica e necessária, por que “alunos” invadiram as escolas e exigiram seu cancelamento. O secretário de educação pediu as contas e foi pra praia.
  • Mariana e dezenas de cidades e lugarejos de Minas Gerais e Espírito Santo foram castigadas por uma tragédia ambiental e nada parece acontecer, nem para minimizar os trágicos resultados ou para punir os responsáveis.
  • O senado federal (minúsculas mais uma vez) é presidido por um político que responde a vários processos criminais, mas que parecem ser assuntos corriqueiros, delitos menores, pois nunca tem uma conclusão. E os anos vão passando.
  • A grande maioria dos políticos de todos os níveis, respondem a processos judiciais, em várias esferas, mas continuam tranquilamente exercendo seus mandatos e se candidatando à reeleições, como se fossem as pessoas mais honestas deste mundo.
  • O país está quebrado, o desemprego e a inflação em alta, mas a única coisa que se ouve ou se lê é a vontade dos governos em aumentar os impostos para continuar gastando o que não tem. Ninguém, literalmente, fazendo qualquer trabalho de redução de despesas ou contenção de gastos.
  • Morrem 54.000 pessoas assassinadas por ano no Brasil. Outras 50.000 morrem em acidentes de trânsito. Mas o cidadão honesto não pode portar uma arma para a sua defesa e o maior investimento dos governos no trânsito é a instalação de radares.
O Brasil não tem desastres naturais violentos, tais como furacões destruidores, tsunamis ou terremotos. Não temos guerra em nosso território desde o século 19.

Mas o resultado é como se tivéssemos tudo isto junto, numa mesma ocasião.

Um comentário:

  1. Só queria passar um link para entender mais sobre as ocupações escolares:
    http://papodehomem.com.br/8-escolas-estao-ocupadas-pra-que-94-nao-sejam-fechadas

    Não é uma crítica direta ao ponto sobre as ocupações escolares, mas muitas vezes a gente não tem lá tanta informação direta pra se posicionar, a meu ver.

    Abs

    ResponderExcluir