sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Universidade portuguesa cria detetor de acidentes para motocicletas

É um sistema de alerta, integralmente desenvolvido pela Universidade de Aveiro, que se ativa automaticamente quando há um acidente com uma motocicleta.
  
Um sistema eletrônico, que pode ser instalado em qualquer motocicleta, estabelece comunicação automática com as unidades de saúde, enviando em tempo real a indicação do local do acidente, além dos dados biográficos e médicos da vítima.

“O sistema que desenvolvemos permite aos técnicos das unidades médicas observarem o histórico de acidentes e os dados pessoais do condutor, como o tipo de sangue, problemas de saúde ou os medicamentos que toma atualmente, além de possuir um mapa onde apresenta o local do acidente”, explica José Santos, investigador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro e um dos colaboradores deste projecto.

José Santos, investigador da Universidade de Aveiro,
 o principal responsável pelo desenvolvimento do sistema
Este dispositivo está dividido em dois subsistemas: um que é aplicado na motocicleta e que realiza todo o processo de tratamento de dados, e outro que é aplicado no capacete do condutor.

O sistema reúne todos os inputs numa base de dados nacional,  de acordo com a legislação da União Europeia que prevê a instalação de dispositivos automáticos de chamadas de emergência, nos veículos motorizados, a partir de 2018.

A legislação da União Européia prevê, ainda, uma seção de estatísticas com dados referentes ao número e locais de ocorrências dos acidentes. Baseado nestas informações, será determinado onde será necessário uma intervenção do orgão responsável, para corrigir e aumentar a segurança rodoviária.

No Brasil, como sempre, a solução encontrada pela ANTT será instalar um radar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário