quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Coisas que não tenho saudades, do meu tempo na Marinha

M/T Nikolay Chiker, na Baía de Biscaia.
A Baía da Biscaia ou Golfo da Biscaia é conhecida pela inclemência do tempo que provoca mares revoltos, especialmente no inverno. 

Passei por alí muitas vezes, quando fazia a rota do Brasil para o norte da Europa. Raras vezes encontrei mar calmo por alí.

Baía de Biscaia.
Este vídeo mostra as condições de mar encontradas pelo rebocador de altomar Nikolay Chiker, em manobra de passamento de cabo de reboque do porta-aviões russo Admiral Kuznetsov, no inverno de 2012. 

O porta-aviões havia perdido propulsão, por problema nas máquinas durante um exercício de treinamento e precisou ser rebocado de volta para sua base em Mursmank.


Eu sempre gostei muito de navegar e enfrentar tormentas faz parte da profissão. Mas eu não tenho que gostar desta parte, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário