quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Navio é arrastado pelo Furacão Patricia, no México

O M/V "Llanitos" encalhado no litoral do México.
O M/V Los Llanitos, um graneleiro mexicano de 71.000 toneladas de porte-bruto encalhou e está em perigo de se partir em dois, depois de ter sido arrastado de sua posição de fundeio pelos fortes ventos do Furacão Patricia. O navio tem uma tripulação de 27 pessoas.

O navio estava ancorado perto da costa de Colima, no litoral do Pacífico, no México, aguardando a passagem do furacão. Mas suas âncoras não foram suficientes para aguentar o navio, acossado por ventos de 265 km/h, e foi jogado nas pedras do litoral, dia 23/10/2015.

Uma declaração das autoridades ambientais do México informam que o navio está em sério risco de mais avarias, mas somente uma pequena quantidade de óleo derramou no mar. Dezenove tripulantes foram retirados do navio por helicópteros e os demais 8 tripulantes ficaram a bordo para participar das operações de salvatagem.



O Furacão Patrícia, o mais violento da história, atingiu a costa Pacífica do México no sexta-feira, dia 23/10, ao sul de Puerto Vallarta. Surpreendentemente, o furacão diminui rapidamente de intensidade ao atingir o continente, provocando muito menos estragos do que o previsto, desfazendo-se ao encontrar com o terreno montanhoso da região.

Atualização em 30/10/2015: as autoridades mexicanas informaram que o salvamento do navio não é factível. Desta forma os tanques de combustível serão esvaziados e o navio, que está sem carga, será afundado no local para transformar-se em um recife artificial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário