sábado, 5 de setembro de 2015

A vida é muito curta para beber vinho ruim


Recebi estas dicas para quem já passou dos 60 e também para quem não chegou ainda a essa idade. Não consegui encontrar o autor. É uma relação de medidas para se viver melhor.
A primeira delas: É HORA de usar o dinheiro (pouco ou muito) que você conseguiu economizar, COM VOCÊ. Atenção: não é tempo para maravilhosos investimentos; por mais que possam parecer, eles só trazem problemas e é hora de ter muita paz e tranquilidade.

2. PARE de PREOCUPAR-SE COM​ A SITUAÇÃO FINANCEIRA dos filhos e netos.
Não se sinta culpado por gastar o seu dinheiro ​ consigo mesmo. Você provavelmente já ofereceu o que foi possível na infância e juventude como uma boa educação. Agora, pois, a responsabilidade é deles.
3. JÁ NÃO é época de sustentar qualquer pessoa​ de​ sua família. Seja um pouco egoísta, mas não usurário. Tenha uma vida saudável, sem grande esforço físico. Faça ginástica moderada (por exemplo, andar regularmente) e coma bem.
4. SEMPRE compre o melhor e mais bonito.
Lembre-se que, neste momento, um objetivo fundamental é de gastar dinheiro com você, com seus gostos e caprichos e de sua parceira. Após a morte o dinheiro só gera ódio e ressentimento.
5. NADA de angustiar-se com pouca coisa.
Na vida tudo passa, sejam bons momentos para serem lembrados, sejam os maus, que devem rapidamente ser esquecidos.
6. Independente da idade, SEMPRE mantenha vivo o AMOR.
Ame a sua parceira, ame a vida, ame o seu próximo … LEMBRE-SE !! “Um homem nunca é velho enquanto se lhe reste a inteligência e o afeto”.
7. SEJA vaidoso.
Cabeleireiro frequente, faça as unhas, vá ao dermatologista, dentista, e use perfumes e cremes com moderação. Porque se agora você não é bonito, é, pelo menos, bem conservado.
8. NADA de SER MUITO MODERNO.
É triste e doloroso ver pessoas com penteados e roupas feitas para os jovens.
9. SEMPRE mantenha-se atualizado.
Leia livros e jornais, ouça rádio, assista bons programas na TV, visite Internet, envie e responda e-mails, use as redes sociais, mas sem estresse ou para criar um vício. Chame os amigos.
10. Respeite a opinião dos JOVENS.
Muitos deles estão melhor preparados para a vida, como nós quando estávamos a sua idade.
11. NUNCA use o termo “no meu tempo¨.
Seu tempo é agora, não se confunda. Pode lembrar do passado, mas com saudade moderada e feliz por ter vivido.
12. NÃO caia em tentação de viver com filhos ou netos.
Apesar de ocasionalmente ir alguns dias como hóspede, respeite a privacidade deles, mas especialmente a sua.​ ​Se você perdeu a sua parceira, consiga uma pessoa para ir morar com você e trabalhar com as tarefas domésticas, e tomar esta decisão somente quando não mais possa dar de si e o fim esteja próximo.
13. Pode ser muito DIVERTIDO conviver com pessoas de sua idade.
E o mais importante, não vai funcionar com qualquer um. Mas sim se você se reunir com pessoas positivas e alegres, nunca com “velhos amargos”.
14. Mantenha um HOBBY.
Você pode viajar, caminhar, cozinhar, ler, pilotar uma motocicleta, dançar, cuidar​ de um gato, ​de ​um cachorro, cuidar de plantas, cartas de baralho, golfe, navegar na Internet, pintura, trabalho voluntário em uma ONG, ou colecionar alguma coisa. Faça o que você gosta e o que seus recursos permitem.
15. ACEITE convites.
Batizados, formaturas, aniversários, casamentos, conferências … Visite museus, vá para o campo … o importante é sair de casa por um tempo. Mas não fique chateado se ninguém o convidou. Certamente, quando você era jovem também não convidava seus pais para tudo.
16. FALE pouco e ouça mais.
Sua vida e seu passado só importam para você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja breve e tente falar sobre coisas boas e agradáveis. Jamais se lamente de nada. Fale em um tom baixo, cortês. Não critique qualquer coisa, aceite situações como elas são. Tudo está passando. Lembre-se que em breve voltará para sua casa e sua rotina.
17. DORES e desconfortos, apresentará sempre.
Não os torne mais problemático do que são. Tente minimizá-los. No final, eles só afetam você e são problemas seus e do seu médico. Lamentações nada conseguem.
18. Permaneça apegado à RELIGIÃO.
Mas orando e rezando o tempo todo como um fanático, não conseguirá nada. Se você é religioso, viva-o intensamente, mas sem ostentação. A boa notícia é que “em breve, poderá fazer seus pedidos pessoalmente​”​
19. RIA-SE muito, ria-se de tudo.
Você é um sortudo, você teve uma vida, uma vida longa, e a morte só será uma nova etapa, uma etapa incerta, assim como foi incerta toda a sua vida.
20. Não faça caso do que dizem a seu RESPEITO, e menos do que pensam de você.
Se alguém lhe diz que agora você não faz nada de importante, não se preocupe. A coisa mais importante já está feita: você e sua história, boa ou ruim, seja como foi. Agora se trata de uma jubilação, o mais suave, em paz e feliz possível.
E LEMBRE-SE: “A vida é muito curta para beber vinho ruim”

2 comentários:

  1. Excelente !!! Não temos tempo a perder !!!
    Ótimos conselhos. Não fique sentado na cadeira tomando conta das bolsas vendo os filhos e netos dançarem; dance também!!!
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Selma. Temos todos que seguir estes conselhos! Bjs.

      Excluir