segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Urso Pardo ataca homem no Yellowstone National Park

Uma f'êmea de urso pardo com seu filhote
Eu e a Rô estivemos visitando no Parque Nacional de Yellowstone, em Maio. Foi nossa segunda visita a este parque nacional (a primeira foi em 2012).

Uma das características do parque é a preferência dos animais silvestres sobre os humanos. Ou seja, o parque foi constituído para preservar a natureza e evitar sua degradação pelo homem.

Leio na Internet que um homem foi atacado e morto por uma fêmea de urso pardo e seu filhote, na semana passada. A vítima estava caminhando por uma trilha.

Segundo o site do National Park Service, órgão federal responsável pelos Parques Nacionais dos EUA, ele era um experiente trilheiro e trabalhou no parque por 5 anos, conhecendo bem toda a região.

É lamentável que isto tenha ocorrido, considerando sua experiência e seu amor pelo Parque Yellowstone. Mas a verdade é que os animais que vivem no parque são perigosos, como bem alertam todos os avisos espalhados pelos 8.990 km²  da área que constituem o parque.

Ainda segundo o site do National Park Service, biologistas espalharam armadilhas na região da trilha. Se algum urso for apanhado e verificado que efetivamente atacou o homem, o animal será sacrificado. Imagino que tenham seus motivos para agir desta forma.

É de se lamentar o ocorrido, pela perda de uma vida. Mas é igualmente lamentável ver que, mesmo num Parque Nacional onde os animais tenham prioridade, a intromissão do homem pode causar o extermínio de um animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário