quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Inspecione sua motocicleta, antes de usá-la!


Nunca é demais enfatizar a necessidade de inspecionar sua motocicleta antes de usá-la.

Um amigo foi dar uma volta com a sua motocicleta e sentiu alguma anomalia na roda dianteira.
De início pensou que fosse problema no rolamento, apesar de que a motocicleta tem pouco mais de um ano de vida e fez a revisão dos 10.000 km recentemente.

Para sua surpresa uma das porcas de travamento do eixo da roda dianteira tinha se soltado.

Um claro descuido do mecânico que cuidou da motocicleta.

Explico: a motocicleta, desde nova, apresentou problema de vibração na roda dianteira, que foi desmontada algumas vezes. Está claro que quando da última montagem, o mecânico esqueceu de colocar o adesivo trava-rosca. Com isto, a vibração fez soltar a porca.




Por sorte, o meu amigo estava rodando na cidade, numa velocidade relativamente baixa (menos de 50 km/h). Se fosse numa rodovia, poderia ter causado um acidente sério.

Atualização em 8/8/2015: a vibração foi causada por avaria no rolamento da roda dianteira. Por sí só, esta notícia é preocupante, considerando a baixa quilometragem da motocicleta. Mas segundo fui informado, está ocorrendo com alguma frequencia.

Um comentário:

  1. Hum... Tenho uma Fat Bob que começou a fazer um ronco na roda traseira aos 8000 km. Na viagem de ida para a cc fazer a revisão (na minha cidade nao tem cc HD) o rolamento estourou. A moto "sambou" mas deu pra segurar.
    Ontem, após uma viagem de 400km (aos 12.400 kms) o rolamento voltou a roncar... =/ Preocupante... vou entrar em contato com a cc novamente.

    ResponderExcluir