domingo, 9 de agosto de 2015

Feliz Dia dos Pais

Meu pai Octacílio Roque, visitando a fábrica de veículos de emergência E-One,
durante umas férias na minha casa, em Ocala, Flórida.
Meu pai foi o meu melhor amigo, desde a minha adolescência até sua passagem em Janeiro de 2007. Foram sólidos anos de um relacionamento de confiança, respeito e de muito aprendizado.

Devo a ele, um patriota ferrenho e um democrata extremado, os conceitos básicos de cidadania, honra, ética e moral que sempre carreguei comigo e transmiti ao meu filho.

Ensinou-me a respeitar as pessoas, especialmente os mais velhos, a ser gentil com as mulheres e carinhoso com as crianças. 

Tinha um grande orgulho de mim e não escondia isto de ninguém. Eu fiz sempre um esforço grande por continuar a merecer o orgulho que ele nutria, em cada gesto ou ação de minha vida.

Ele era a primeira pessoa a quem eu recorria quando enfrentava uma situação difícil, seja na minha vida pessoal ou na minha carreira. Seus conselhos, sua paciência em me escutar, suas observações sempre corretas, me ajudaram muito em momentos críticos da minha vida.

Lembro-me de passar horas conversando com ele, escutando as histórias que contava da sua infância, juventude e início da vida adulta. As "loucuras" que fazia com suas motocicletas, especialmente com as Harley-Davidson, de quem dizia ser a única "motocicleta que valeria a pena voltar a pilotar."

Nos dez anos que vivi fora do Brasil falávamos todas as semanas, sem exceção. Se eu não lhe chamasse até quinta-feira, com certeza receberia uma ligação dele na sexta-feira pela manhã!

Octacílio Roque, meu pai (1916-2007)
Um otimista por natureza achava sempre que o dia seguinte seria sempre melhor que o dia de ontem. 

Faleceu pouco antes de completar 91 anos, com uma mentalidade de 60 anos menos. 

Até hoje está presente em minha vida; continua sendo meu modelo de homem, cidadão, pai e amigo.


FELIZ DIA DOS PAIS, MEU PAI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário