quarta-feira, 29 de julho de 2015

Motocicleta Elétrica: Polaris à frente da Harley-Davidson?

2016 Victory Empulse TT
A Polaries Industries sai à frente da Harley-Davidson no mercado de motocicletas elétricas produzidas por grandes marcas.

A 2016 Empulse TT, produzida sob a marca Victory, foi anunciada no catálogo de 2016 e será comercializada na sua rede de revendedores.

A motocicleta é, na realidade, uma nova versão da Brammo Empulse R, produzida por uma subsidiária da Brammo Inc., recentemente adquirida pela Polaris. A motocicleta é montada na fábrica de Spirit Lake, Iowa.

A verdade é que a Harley-Davidson, ao apresentar a LiveWire ao mercado, deixou claro que a motocicleta elétrica da icônica marca levaria ainda alguns anos antes de ser ofertada comercialmente ao mercado. E não definiu quando isto acontecerá.

Harley-Davidson LiveWire
A LiveWire ainda está na fase de protótipo, enquanto os engenheiros da Motor Company continuam a trabalhar em vários detalhes, incluindo um dos mais importantes: autonomia. A LiveWire, por enquanto, faz somente 50 milhas (80 km) com uma carga na bateria, bem longe do que a H-D determinou como autonomia desejada: 150 milhas (240 km) por carga. 

A elétrica da Polaris, 2016 Victory Empulse TT tem autonomia declarada de 100 milhas (160 km), depois que os engenheiros da Victory ajudaram a Brammo Inc. a melhorar a capacidade da bateria. Mas segundo a revista Ultimate Motorcycling, os motociclistas devem ter, na realidade, uma autonomia ao redor de 65 milhas (105 km), antes de ter que recarregar as baterias.

Assim, parece que não será com a motocicleta elétrica que a Polaris conseguirá destronar a líder inconteste do mercado.

“Ser a primeira grande marca de motocicleta a oferecer um modelo elétrico ao mercado não é tão importante quanto produzir uma motocicleta de qualidade e dentro das expectativas dos clientes, como uma Harley-Davidson deve ser,” foi a reação da Motor Company ao anúncio, conforme declarações do engenheiro-chefe da H-D, Jeff Richlen.

Um encontro mais forte entre as duas marcas ocorrerá na próxima semana em Sturgis, quando a Polaris apresentará oficialmente o novo catálogo 2016 das motocicletas Indian, durante o 75º Rally Anual de Sturgis, em South Dakota. Atualmente a Indian é a marca americana mais próximo de incomodar a Harley-Davidson, na sua liderança no mercado americano de motocicletas acima de 650cc.

A Polaris está mantendo os preços de suas motocicletas, incluindo a Indian Scout, que tem o preço inicial de US$10.999. Já a 2016 Indian Roadmaster, o modelo que mais se aproxima das grandes Touring da Harley-Davidson, teve um aumento de mil dólares, ficando com o preço inicial de US$27.999.

2016 Indian Scout
2016 Indian Roadmaster
Mas a centenária marca de Milwaukee já havia partido na frente, ao assinar o acordo com os organizadores do Rally, fazendo a Harley-Davidson a marca oficial do encontro até 2090! 

Postagens que você pode querer rever:

Um comentário: