sábado, 6 de junho de 2015

Newport, Oregon


Newport é uma típica cidade de pescadores no litoral oceânico dos Estados Unidos. Qualquer que seja a costa referida (Atlântico, Pacífico ou Golfo do México) sempre encontramos pequenas cidades que, muitas das vezes, se tranformam em atração turística.

É o caso de Newport, Oregon. A cidade começou a se formar em 1862 com a chegada de alguns pescadores vindos da região de San Francisco. Como sede do Condado de Lincoln, Newport tem cerca de 10.100 habitantes, tem uma estação da Guarda Costeira dos EUA e é sede da região Pacífico Norte da Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera (NOAA, na sigla em inglês). Dois navios da NOAA estão baseados em Newport e dão apoio às pesquisas e atividades pesqueiras do Oregon até o Alaska.

Newport, Oregon
Newport, Oregon
Como sede de condado, a cidade tem instalada lá o Tribunal de Justiça, o escritório do xerife e outras sedes administrativas municipais. Mas a cidade vive muito em função dos turistas, que vem vistá-la nos fins de semana e feriados, como o que acontecia quando passamos por lá (feriado do Memorial Day)

Tem uma rua que segue junto ao porto e no contorno da pequena baía Yaquina, chamada Bay Boulevard. Lá estão instalados os restaurantes, lojas e várias outras atividades relacionadas ao turismo e à pesca, que convivem em plena harmonia.

Bay Boulevard, Newport, Oregon.
Os barcos de pesca atracam em flutuantes instalados ao longo do porto e com acesso livre para os visitantes. De duas ou mais pernas - ou nadadeiras.

Leões-marinhos e focas em Newport, Oregon.
Uma foca curiosa, conferindo a forma como eu a fotografava.
Newport, Oregon.
Leões-marinhos no porto de Newport, Oregon.
Os leões-marinhos e as focas são personagens quase que permanentes em Newport, como na maioria das cidades do litoral oeste dos Estados Unidos. Como curiosidade, a diferença entre as duas espécias (da mesma família, por sinal) é que os leões-marinhos tem pequenas orelhas, que faltam nas focas. Mas são brincalhões e convivem com os humanos da mesma forma.

Um costume na cidade é registrar as perdas humanas nas atividades de pesca, no imprevisível Pacífico Norte. Losangos são colocados nas calçadas da Bay Boulevard, lembrando o nome do marinheiro, o nome do barco de pesca e o ano do seu desaparecimento em alto mar.

Registro de marinheiros que perderam suas vidas no Oceano Pacífico.
Em outros casos, as familías fazem doações de bancos, colocados ao longo das margens do porto, com dedicatórias a indivíduos ou famílias que prestaram serviços importantes para a comunidade. Quando lá tivemos, havia um banco recentemente instalado:


Mais algumas fotos:

Bay Boulevard, Newport, Oregon
Navio-Pesquisa "Pacífic Storm", da Oregon State University,
em Newport, Oregon
Newport, Oregon
Centro da Herança Marítima do Pacífico, Newport, Oregon.
Navio-Pesquisa "Bell M. Shimada", da National Oceanic and Atmosfere Administration.
Atracado na base da NOOA em Newport, Oregon.
Ao fundo a ponte Yaquina Bay, por onde passa a US-101.
Jantamos no Local Ocean Restaurant, cujo proprietário e Chef conhece Santa Catarina, tendo passado algum tempo em Florianópolis pesquisando a culinária catarinense. Outro restaurante muito bem recomendado é o Salmon Saffron, localizado no extremo oeste da Bay Boulevard.

Local Ocean Restaurant, Newport, Oregon.
Pernoitamos no Harbor Village RV Park. Muito agradável e com acesso direto à Bay Boulevard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário