quarta-feira, 8 de abril de 2015

Qual a motocicleta mais confiável?


Relatório da Consumer Reports, revelou o resultado da mais recente pesquisa sobre a confiabilidade das motocicletas comercializadas nos EUA.

A revista é editada pela Consumers Union desde 1936 e dirigida aos consumidores americanos. A pesquisa recebeu respostas de mais de 11.000 proprietários de motocicletas no país.

Em artigo assinado por Jeff Bartlett e publicado na edição digital, a revista indica que as marcas mais confiáveis são as japonesas Yamaha, Suzuki, Honda e Kawazaki. A expectativa de defeitos nestas marcas, num período de quatro anos, fica entre 11% e 16%.

Já as motocicletas fabricadas nos Estados Unidos, Victory e Harley-Davidson apresentam expectativa de defeitos entre 17% e 26%.

As marcas com os piores resultados foram as importadas da Europa e do Canadá (Cam-AM), com expectativas de defeitos ao redor dos 40%.

Veja a tabela com os resultados:


A amostragem da pesquisa envolveu 12.300 motocicletas com até 4 anos de uso e sem contrato de garantia estendida. 
Por categoria, as motocicletas tipo touring e cruiser são as que apresentam menores índices de defeitos, com apenas 15% de ocorrências, independente de marca.

Com relação ao custo, 45% dos entrevistados indicam que não tiveram despesas, indicando que os defeitos foram reparados pelo fabricante, dentro da garantia dos produtos.

Para os consumidores que tiveram de pagar pelos reparos, o custo médio ficou em US$342,00 no período, com o custo mais baixo sendo da Kawasaki (média de $269) e o mais caro os da BMW ( Média de $455). 
Mais uma vez as touring e cruiser tiveram o custo médio mais baixo ($312) e as esportivas o custo médio mais alto ($383).

Veja os itens que apresentaram mais problemas de manutenção, independente da marca.


Mas quando o assunto passa para confiabilidade e satisfação do consumidor, o panorama muda completamente.

Em relatório complementar e baseado nos mesmo público-alvo, a Consumer Reports informa que enquanto as motocicletas japonesas ficam mais tempo longe das oficinas, as “made in USA” continuam liderando como as marcas que fazem seus consumidores mais felizes.

80% dos proprietários da marca Victory confirmam que voltariam a comprar motocicletas da mesma marca. O mesmo acontece com os donos de Harley-Davidson, onde o índice alcança 72%. A Honda fica em  terceiro lugar, com 70%.

Os piores índices de satisfação estão com os produtos da Ducati, Kawasaki, Suzuki e Triumph.

Nenhum comentário:

Postar um comentário