quarta-feira, 11 de março de 2015

FAB: Primeira mulher a comandar uma aeronave de combate

2º Tenente-Aviadora Vitória Bernal Cavalcanti no AH-2 Sabre
2º Tenente-Aviadora Vitória Bernal Cavalcanti entrou para a história da aviação militar brasileira ao se tornar a primeira mulher no comando de um helicóptero de ataque. Na última sexta-feira (06/03), ela realizou a sua primeira instrução no cockpit da aeronave AH-2 Sabre, na Base Aérea de Porto Velho.

2º Tenente-Aviadora Vitória Bernal Cavalcanti
“É uma grande honra e responsabilidade ser a primeira mulher a pilotar um helicóptero de ataque da Força Aérea Brasileira. Espero que isso sirva de inspiração para todas as mulheres, mostrando que, por meio do esforço e da dedicação, nós podemos alcançar qualquer objetivo”, ressaltou.

Tenente-Aviadora Vitória Cavalcanti, no cockpit do AH-2 Sabre
Formada pela Academia da Força Aérea (AFA) em 2013, a Tenente Vitória, hoje aos 23 anos, é natural de São Paulo (SP). Ela é a primeira aviadora do Esquadrão Poti, equipado com os helicópteros de ataque AH-2. A aeronave, armada com um canhão de 23mm e capaz de lançar mísseis e foguetes, é blindada e pesa 12 toneladas.

“Ainda terei muitos estudos e treinamentos pela frente para cumprir todas as ações da FAB atribuídas ao Esquadrão Poti, que são defesa aérea, ataque, escolta, supressão de defesa aérea inimiga, varredura e apoio aéreo aproximado”, destacou.

Tenente-Aviadora Vitória Cavalcanti, no cockpit do AH-2 Sabre
Após voar aviões T-25 e T-27 na AFA, a Tenente Vitória passou um ano em Natal (RN), no comando de helicópteros H-50 Esquilo. 

Transferida em 2015 para Porto Velho, seu primeiro desafio foi o curso teórico da aeronave AH-2 Sabre. Agora, ela treina para atuar como POSA (Piloto Operador de Sistemas de Armas), responsável por acionar o armamento do AH-2.

AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira (Mi-35M4 Russo), utilizado pelo
2º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação.
O AH-2 Sabre é a denominação da Força Aérea Brasileira para o Mi-35, versão para exportação do Mi-24.

O Mi-24 foi desenvolvido na antiga União Soviética pela Mikkail Leont’yevich Mil, cujo primeiro vôo foi realizado em 1969. Ele foi considerado a contrapartida russa aos famosos UH-1 “Huey”, empregado pelas forças armadas dos EUA na guerra do Vietnã.

Mi-35MC da Federação Russa
A versão usada na FAB é o Mi-35M4, equipado com aviônicos israelenses. A FAB comprou 12 unidades do AH-2 Sabre e as três últimas unidades foram entregues em novembro de 2014.

O AH-2 Sabre é capaz de executar ataques noturnos e é empregado em apoio à infantaria, defesa aérea, ataque ao solo, supressão de defesa aérea inimiga e varredura/apoio aéreo. Para isto, a aeronave é equipada com 2 canhões de 23mm na proa e pontos de suporte para 8 mísseis antitanque, foguetes de 80mm e 120mm e canhões adicionais.

A propulsão é feita por duas turbinas Klimov VK-500, desenvolvendo 2.500 HP e acionando um rotor principal de 4 pás e um rotor de cauda também de 4 pás. O AH-2 Sabre é equipado ainda com o sistema OPS-24N de visão noturna, sistema de bloqueio por Infra Vermelho e Receptor de Radar de Aviso.
Armamento do AH-2 Sabre, da FAB
Oito AH-2 Sabres decolando da Base Aérea de Porto Velho, para uma
missão na Amazônia Ocidental


2º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação da Força Aérea Brasileira está sediado na Base Aérea de Porto Velho, Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário