sábado, 7 de março de 2015

Envelhecer assusta?

Meu conceito de envelhecer com dignidade.
Li um artigo no site Valor Econômico, sobre a preocupação das pessoas que estão na meia-idade (faixa dos 40 anos) com relação à velhice.

Diz o artigo que um levantamento revelou que 22% das pessoas entre 40 e 50 anos “preferem morrer mais cedo, caso não tenham dinheiro para a aposentadoria.”

Um outro estudo, da seguradora alemã Allianz, revela que 77% das pessoas com 40 anos disseram que temiam durar mais do que seu dinheiro na aposentadoria. Entre casados com filhos, o índice chega a 82%.

Vejam bem, os estudos foram feitos nos EUA e na Alemanha. Imagina o resultado, se conduzidos no Brasil.

Entrei para o serviço militar em 1964. Aposentei-me pelo INSS em 1994. Foram trinta anos corridos e mais de 35 anos de serviço, em razão dos muitos anos no mar. Continuei a trabalhar e me aposentei realmente em 2009, depois de 46 anos de trabalho.

Mas a cada ano vejo minha pensão de aposentadoria perder poder de compra. Claro, não sei quanto tempo vou durar, mas se for o mesmo que meu pai, no final da minha vida a minha aposentadoria talvez dê para pagar a conta de luz . . .se der!

Assim como fui enganado e roubado pelo governo federal, através da fraude que é o INSS, também fui roubado pela CAPEMI – Caixa de Pecúlio dos Militares. 
Em outras palavras, durante 30 anos contribui com o INSS e com a CAPEMI, para receber 1/3 do que deveria do INSS e 1,5% do que deveria receber da CAPEMI. Esta, quase todos os anos me propõe liquidar o valor com um pagamento único. Recuso, sempre. Eles terão o custo administrativo de me pagar esta quantia irrisória, enquanto eu viver!

Com muita determinação consegui economizar durante toda a minha vida e investir em fundos de previdência privada, que tem assegurado uma aposentadoria confortável, até hoje. Mas com o desastre econômico e financeiro que estão provocando no Brasil, confesso que fico muito preocupado com o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário