segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Sinalização viária: piada nacional?

Em Balneário Camboriú, SC, o motorista é induzido ao erro e ao acidente.
As "autoridades" adoram imputar aos condutores a culpa maior pelos acidentes de trânsito.

Estão parcialmente corretos, pois afinal os veículos não são conduzidos por robôs, ainda! Mas, será que a responsabilidade maior é mesmo dos condutores?

O local da foto acima fica no centro da cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina, auto-intitulada "Capital Catarinense do Turismo"!

Este cruzamento é entre a Rua Jordânia (acesso à praia Central da cidade) e a Av. do Estado, uma das mais movimentadas do município.

A Av. do Estado é mão única neste trecho, já há mais de 3 anos. Mas a sinalização, no asfalto, continua induzindo o motorista ao erro e a uma possível colisão frontal com outro veículo.

Este é só um exemplo. Há dezenas de outros, só neste pequena cidade de 50 quilômetros quadrados e uma população fixa de pouco mais de 100.000 habitantes, mas que recebe mais de 1 milhão de turistas, todos os anos, no verão.

Quando teremos condições, como cidadãos, de multar o governo quando não cumpre a sua obrigação?

50.000 mortos, 700.000 feridos, dos quais quase 520.000 com invalidez permanente, por ano, não parecem sensibilizar os governos (*) .

Um traficante de drogas condenado à morte em outro país, isto sim, é motivo para uma crise diplomática . . .

(*) Dados do relatório do DPVAT do primeiro semestre de 2014, anualizados.

Atualização em 11/2/2015: depois da publicação da postagem, que teve grande repercussão nas redes sociais em Balneário Camboriú, a Prefeitura da cidade corrigiu a sinalização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário