sábado, 28 de fevereiro de 2015

Pessoas que me inspiraram: Juscelino Kubitschek

Tenente-Coronel (Médico) Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira - Polícia Militar de Minas Gerais 
23º Prefeito de Belo Horizonte, MG (1940 - 1945) 
2º Governador do Estado de Minas Gerais (1951 - 1955) 
21º Presidente do Brasil (1956 - 1961)

Senador da República pelo Estado de Goiás (1963 - 1964)
Ações que me marcaram:
  • Durante todo o seu mandato como presidente da República, o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico e estabilidade política. Com um estilo de governo inovador, JK construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros.
  • Lançou o Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado de Plano de Metas, que tinha o lema "Cinquenta anos em cinco". O plano tinha 31 metas distribuídas em 5 grandes grupos: Energia, Transportes, Alimentação, Indústria de Base e Educação. A estratégia do Plano de Metas era corrigir os "pontos de estrangulamento" da economia brasileira ("custo Brasil", em termos atuais), que poderiam estancar o crescimento econômico, por falta de infraestrutura viária e energia elétrica.
  • O Plano de Metas visava estimular a diversificação e o crescimento da economia brasileira, baseado na expansão industrial e na integração dos povos de todas as regiões do Brasil através da nova capital localizada no centro do território brasileiro, na região do Brasil Central.
  • Implantação da indústria automobilística, indústria naval e crescimento da Marinha Mercante Brasileira.
  • Construção da usinas hidroelétricas de Furnas e Três Marias.
  • Criação da moderna Escola de Marinha Mercante da Marinha do Brasil ( Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, a partir de 1973), inaugurada em 1956 (minha Alma Mater).
  • Grandes obras de infraestrutura, tais como: Rodovia Régis Bittencourt BR-116, inaugurada no início de 1961. Rodovia Fernão Dias, BR-381, ligando São Paulo a Belo Horizonte. BR-364 ligando Cuiabá a Porto Velho e Rio Branco, primeira rodovia a ligar o Centro Oeste a Rondônia e ao Acre.
  • Governou com 12 ministérios.
Pres. Juscelino Kubitschek passando em revista o Batalhão Escolar da
Escola de Marinha Mercante 
Citações que me marcaram:
  • "Industrializar aceleradamente o país; transferir do exterior para nosso território as bases do desenvolvimento autônomo; fazer da indústria manufatureira o centro dinâmico das atividades econômicas nacionais - isso resumiria o meu propósito, a minha opção."
  • "Sinto-me satisfeito em poder proclamar que, na presidência da república, não faltei a um só dos compromissos que assumi como candidato. Mercê de Deus, em muitos setores realizei além do que prometi, fazendo o Brasil avançar, pelo menos,cinquenta anos de progresso em cinco anos de governo. Pude ainda, através da operação Pan-Americana, despertar as esperanças e energias dos povos americanos para o objetivo comum de combater o sub-desenvolvimento. E todo este esforço culminou no cumprimento da meta democrática, quando o nosso país apresentou ao mundo um admirável espetáculo de educação política, que me permite encerrar o mandato, num clima de paz, de ordem, de prosperidade e de respeito a todas as prerrogativas constitucionais. Sejam quais forem os rumos de minha vida pública, levarei comigo, ao deixar o honroso posto que me confiou a vontade popular, o firme propósito de continuar servindo ao Brasil com a mesma fé, o mesmo entusiasmo e a mesma confiança nos seus altos destinos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário