quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

O desmanche do Costa Concordia

Costa Concordia encalhado na Ilha de Giglio, Itália.
Mais de três anos depois do encalhe do Costa Concordia na ilha de Giglio, Itália, os trabalhos de desmanchar o navio e reciclar o material continuam quase 24 horas por dia.

O Costa Concordia chegou em Gênova em Julho de 2014, depois de voltar a flutuar no que é considerada a maior operação de salvamento da história. 


Desde então o navio está atracado no cais do quebra-mar de Prà Voltri, na cidade de Gênova, onde as fases iniciais de desmanche e sucateamento acontecem. Até o momento o Costa Concordia está flutuando graças aos 30 pontões que foram essenciais para desvirá-lo, fazê-lo flutuar e permitir seu reboque por mais de 320 km até o porto de Prà Voltri.

Costa Concordia atracado no quebra-mar de Prà Voltri, Genova.
A operação de desmanche está prevista para durar 22 meses e ocupa entre 100 e 250 pessoas, durante o dia e a noite. Como em todos os casos de salvamento marítimo, a preocupação em proteger o meio-ambiente e a segurança dos operários é fundamental.

O desmanche contempla a reciclagem de aproximadamente 80% de todo o material descartável encontrado no navio, incluindo cerca de 50.000 toneladas de aço e outros metais que serão retirados do naufrágio.

Na fase inicial, que deve ser concluída até Abril de 2015, cerca de 10.000 toneladas de material serão removidos do navio, para permitir que o casco fique mais leve e possa ser tranferido para o cais de Superbacino, onde as operações de desmanche continuarão. Alí, os conveses 14 ao 2 serão desmontados, incluindo a retirada de móveis e estruturas dos conveses. 

Nesta fase haverá um cuidado extremo para garantir que o casco não sofra impactos de estabilidade nem enfraquecimento estrutural.

A fase 3 será a preparação para a transferencia para o dique-seco. Serão retirados os 30 pontões que mantém a flutuabilidade do casco, com a remoção de comida e perecíveis que se encontravam guardados nos paióis e câmaras frigoríficas do navio. O casco será então rebocado para o dique-seco.

Na fase 4 o resto do casco será desmanchado, feita a limpeza na área e a demolição final das estruturas remanescentes.

Vídeos mostrando a fase inicial e como serão executadas as fases seguintes podem ser vistos aqui. 

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