quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

GPS Garmin novo: atualizando o sistema operacional e mapas


Ao comprar seu GPS da Garmin, você recebe o aparelho com as atualizações feitas no momento da fabricação. O sistema operacional e os mapas instalados podem estar desatualizados.

Certifique-se que a bateria do seu GPS está totalmente carregada, condição necessária para fazer a atualização sem erros.  A primeira providência a tomar é conectar seu GPS ao computador, utilizando o cabo USB. Em seguida entre no site da Garmin e vá para a página myDashboard.

Sendo a primeira vez, o site vai solicitar que seja baixado e instalado o Garmin Communicator  Plugin, que é o programa que permite a comunicação entre a Garmin e o seu GPS. Baixe o programa e instale.

Depois do programa instalado, volte para o site da Garmin e para a página myDashboard. O sistema identificará o seu GPS. Marque a tecla Continue e o sistema indicará quais atualizações estão disponíveis.

A mais importante é a atualização do sistema operacional.


Clique em Update, Install Selected Software  e siga os passos sugeridos pelo instalador. O programa iniciará a instalação da atualização do sistema operacional. É importante manter o GPS conectado ao computador e o seu navegador (Internet Explorer, Chrome, Safari  ou Firefox) aberto durante o processo.

Após a instalação, você terá que reiniciar o GPS, para que a atualização seja completada. Uma tela aparecerá no seu computador, com as instruções  que, normalmente, determina que o GPS seja desconectado do computador e reiniciado manualmente. Depois que o processo de reiniciar se completa, o GPS deve ser desligado. Reconecte o GPS ao computador e aguarde por 30 segundos. Depois, clique em Return to myDashboard.

O processo de verificação será feito, outra vez. Se a atualização tiver sido bem sucedida, esta é a tela que você verá:


Com o sistema operacional atualizado, passamos à atualização dos mapas. Na mesma página do myDashboard, no lado direito, aparece o Map Updates, que informa se há atualizações disponíveis para os mapas instalados, de fábrica, no seu GPS.

Os GPS da Garmin oferecem atualização grátis dos mapas no primeiro ano após a compra. Depois deste prazo, você terá que pagar para atualizar. Já os modelos que vem com a marcação LM depois do modelo (exemplo: Zumo 590LM), tem atualização gratuita por toda a vida útil do dispositivo.

Em qualquer dos casos,  a atualização é simples e segue o mesmo procedimento descrito acima.

Recentemente a Garmin disponibilizou uma ferramenta muito útil. Chama-se Garmim Express.
Baixe o programa do site da Garmin (http://software.garmin.com/en-US/express.html) e instale no seu computador.

Este programa identifica o seu dispositivo cada vez que você conectá-lo com o computadorr e permite fazer as atualizações, mais rapidamente até.

Esta é a tela que aparece quando você conecta o GPS ao computador:


Usando o Garmin Express, todo o procedimento é mais rápido.

Recomendo verificar o sistema operacional no máximo a cada 6 meses, mantendo-o sempre atualizado.


2 comentários:

  1. Qual é o sistema operacional utilado em receptores de navegação Garmin? Por exemplo: Garmin eTrex 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente a Garmin utiliza o MapSource ou o BaseCamp.

      Excluir