quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Brasileiro, enganado por todos os lados


O brasileiro parece ser um povo destinado a ser enganado e trapaceado de todos os modos.

Uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros, a cerveja, é geralmente produzida de malte feito de cevada, certo?

Errado. A grande maioria da cerveja vendida no Brasil é, na realidade, uma bebida alcoólica feita de milho. 

Uma pesquisa da USP e da Unicamp mostra que cervejas brasileiras possuem 45% de milho em sua composição, percentual máximo permitido pelo Governo. E a para piorar, os fabricantes querem que o governo aprove o aumento deste percentual para 50% de milho ou arroz, bem mais baratos do que a cevada.

Pois é, se você bebe Bohemia, Brahma, Skol, Antarctica ou Nova Schin, você bebe uma mistura de refresco de milho com cevada, bem parecida com a cerveja. Mas não é cerveja!


Quais os ingredientes da verdadeira cerveja?
  • Malte. Embora malte seja qualquer cereal que tenha passado pelo processo de malteação, o malte utilizado na produção de cerveja é obtido a partir da cevada que tem variedades selecionadas especificamente para esta finalidade. Outro malte comum é o de trigo, utilizado principalmente na cerveja tipo Weizen. Após a colheita os grãos são colocados em imersão em grandes tachos, para posteriormente germinarem para ativação de enzimas e quebra da membrana celular do amido. Após estes dois processos o grão passa por um processo de aquecimento, que serve para secar e dar níveis diferentes de torrefação, a partir dali pode ser chamado de malte. O malte influencia na cor, sabor, corpo e no aroma da cerveja.
  • Lúpulo. O lúpulo (Humulus lupulus.) é uma planta trepadeira, cujas flores fêmeas possuem resinas amargas e óleos essenciais, que conferem a cerveja amargor, sabor e aromas que remetem ao cítrico, herbal, frutado, floral e condimentado. Ele foi descoberto pelos monges europeus e pode-se dizer que é o tempero da cerveja. Seu cultivo é extremamente delicado, é uma cultura de climas frios, por isso é muito difundido no hemisfério norte, sendo os países do norte europeu e os Estados Unidos os grandes produtores; a principal região produtora é Hallertau na Alemanha. No Brasil não existem condições climáticas adequadas à produção de lúpulo. Existem variadas espécies de lúpulo, algumas trazendo características mais intensas de amargor e outras com maior caráter aromático.
  • Fermento (Levedura). É o nome genérico de microorganismos que conseguem transformar o açúcar presente no mosto em álcool, gás carbônico e outros subprodutos da fermentação.  Eles basicamente são divididos em duas famílias: Ale (Alta Fermentação) e Lager (Baixa Fermentação). Existe uma grande variedade de levedura, cada receita ou estilo de cerveja é elaborada utilizando cepas diferentes de levedura. Embora todo levedo faça basicamente o mesmo trabalho, as características do produto obtido após a fermentação difere de uma cepa para outra, em função de pequenas diferenças de metabolismo o produto final apresenta aromas e sabores distintos.
  • Água. A qualidade da água é fundamental para uma boa cerveja. Hoje existem tecnologias para tratar a água e deixá-la de acordo com as necessidades da cervejaria.

Há cervejas produzidas no Brasil que apresentam os componentes que as classificam como verdadeiras cervejas.

Aqui estão algumas:


Transparência é tudo. Se a industria tem o direito a colocar milho ou arroz na cerveja, deveria também informar ao consumidor a quantidade utilizada. Mas não informam. Dizem somente que contém "malte" e "cereais não maltados".

E o Estado, que deveria proteger os interesses de seus cidadãos, se vende aos pilantras, só preocupado em cobrar mais impostos.

E assim vai seguindo a vida, no país da fantasia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário