sábado, 31 de janeiro de 2015

O bom vinho também depende de um barril de qualidade


Se você aprecia um bom vinho, deve ter curiosidade em saber como são fabricados os barris onde eles fermentam e maduram.

O carvalho é a madeira preferida pelas vinícolas, para variar a cor, o sabor e o perfil e textura do tanino nos vinhos.

A madeira é usada na forma de barris durante a fermentação e o envelhecimento ou como pequenas lascas adicionadas ao vinho durante a fermentação em tanques de aço inoxidável.

Os barris de carvalho também contribuem para a qualidade do vinho através da evaporação e a limitada exposição ao oxigênio do ar.

Barris de carvalho numa moderna vinícola.
Na antiguidade, ânforas foram usadas para a estocagem e o transporte de vinho. Na Mesopotâmia, a madeira de palmeiras também foi usada, mas esta árvore produz madeiras difíceis de se dobrar e dar a forma de barril, que é considerada a melhor para o vinho.

O uso do carvalho tem sido a preferência nos últimos milênios, desde que foi introduzido pelos romanos, duzentos anos antes de Cristo.

O efeito do carvalho no envelhecimento de dois Cabernet Sauvignon da região de Penedès.
O da esquerda tem dois anos de colheita e o da direita é um crianza de seis anos.
No decorrer dos séculos verificou-se que os barris de carvalho poderiam ser usados além da estocagem. O envelhecimento neste barris também melhora o vinho por fazê-lo mais suave e, em alguns casos, com gosto mais agradável.

A porosidade do carvalho permite a evaporação e a oxigenação do vinho, sem permitir a oxidação e a deteriorização do líquido.

Na atualidade, as melhores madeiras para sua fabricação são o Carvalho Francês e o Carvalho Americano e as árvores quando cortadas, tem entre 80 e 120 anos de idade.

Tanoeiro é o nome da profissão de quem fabrica tonéis e barris.

Este vídeo nos dá uma idéia de como os barris de carvalho são fabricados hoje. A empresa é a Tonnellerie Vicard, estabelecida na região de Cognac, na França.



Nenhum comentário:

Postar um comentário