terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Já que o assunto é calor . . .


O verão de 2015 está um pouco mais ameno do que ano passado, pelo menos aqui no litoral de Santa Catarina. As temperaturas máximas tem ficado abaixo de 32°C. Tem ajudado o fato de que a umidade relativa do ar ter se mantido abaixo dos 80%, tornando a sensação térmica suportável.

Mas, mesmo assim, contamos com nosso ar condicionado para manter a temperatura dentro de casa na faixa do conforto.

Um amigo fez uma postagem no Facebook hoje, sugerindo uma petição ao Papa Francisco para iniciar o processo de beatificação de Willis Carrier, que deveria ser consagrado como o santo protetor dos fabricantes de ar-condicionado, na sua opinião.

Mas quem foi Willis Carrier?

Willis Haviland Carrier em 1915.
Willis Haviland Carrier, nasceu no Estado de New York, EUA, em 1876, descendente de imigrantes britânicos, que chegaram na então colônia em 1663. Seus pais eram fazendeiros no Condado de Erie, New York e o jovem Willis formou-se em engenharia na Cornell University em 1901.

Depois de formado ele foi trabalhar na Buffalo Forge Company. Um dos clientes da firma era uma grande gráfica e editora, chamada Sackett-Wilhelms Lithographing & Publishing Company, de Brooklyn, NY. A empresa estava enfrentando problemas de qualidade nos seus produtos, devido à elevação da temperatura ambiente nos meses de verão. Willis Carrier começou a estudar o problema e procurar uma solução.

No ano seguinte, 1902, ele publicou o projeto do que é reconhecido como o primeiro sistema de ar condicionado do mundo.

Desenho do ar-condicionado inventado por Willis Carrier e instalado
na Sacket-Wilhelms em 1902.
A fabricação e instalação do equipamento projetado por Willis Carrier é considerado como o nascimento do ar condicionado, por adicionar o controle da umidade relativa do ar. Até então o que se fazia era soprar o ar através de um tubo onde eram colocadas pedras de gelo.

A partir do projeto de Willis Carrier, os especialistas em condicionamento do ar determinaram que um aparelho de ar-condicionado precisa cumprir quatro funções básicas:
  1. Controlar a temperatura ambiente
  2. Controlar a umidade
  3. Controlar a circulação do ar e a ventilação
  4. Limpar o ar através de filtragem

Depois de alguns anos mais de experimentos e aperfeiçoamento do seu projeto inicial, Willis Carrier obteve em Janeiro de 1906 a patente para sua invenção, chamada por ele de “Aparelho para Tratamento do Ar.” O objetivo do aparelho era umidificar e desumidificar o ar, aquecendo-o no primeiro caso e esfriando-o no segundo.

A patente do primeiro ar-condicionado do mundo.
Ainda em 1906, Carrier descobriu que uma depressão no ponto-de-orvalho praticamente garante um umidade relativa constante. Ele desenvolveu um sistema de controle automático para obter esta constante, cuja patente foi conferida em Fevereiro de 1914.

Manual de engenharia publicado por Willis Carrier na década de 1910.
Em 1911 Carrier apresentou o mais significante e épico documento sobre condicionamento de ar – sua “Fórmula para a Psicometria Racional – durante o congresso anual da Sociedade Americana de Engenheiros Mecânicos. 
Este documento reúne os conceitos de umidade relativa, umidade absoluta e temperatura do ponto-de-orvalho, tornando possível projetar sistemas de ar-condicionado com precisão (ponto-de-orvalho designa a temperatura à qual o vapor de água presente no ar ambiente passa ao estado líquido na forma de pequenas gotas por via da condensação, o chamado orvalho. O ponto-de-orvalho pode ser usado como indicação do desconforto térmico, fazendo-se uma relação com a temperatura, pressão e umidade).

No início da I Guerra Mundial, a Buffalo Forge Company decidiu concentrar-se na manufatura, eliminando o departamento de pesquisa e desenvolvimento. Willis Carrier já trabalhava na empresa há 12 anos e decidiu continuar na área de condicionamento do ar. Junto com outros sete jovens engenheiros, juntaram US$32.600,00 de suas economias e fundaram a Carrier Engineering Corporation em Junho de 1915.

A empresa teve muito sucesso, devido à alta demanda por máquinas de refrigeração centrífugas e centrais de ar-condicionado para edifícios. Mas a queda da Bolsa de Valores de New York em 1929 colocou a companhia, como muitas outras, em difícil situação financeira. Assim, Carrier promoveu a fusão de sua empresa com a Brunswick-Kreschell Company e com a York Heating & Ventilating Corporation, criando a Carrier Corporation, com Willis Carrier como Presidente do Conselho.

Após a II Guerra Mundial, o uso de ar-condicionado residencial tornou-se popular, permitindo um rápido crescimento na indústria.

Ar-condicionado individual nos anos 1940.
Willis Carrier é reconhecido por ter desenvolvido sistemas que permitem o resfriamento e  condicionamento do ar em grandes espaços, aumentando a produtividade industrial durante os meses de verão. 

Sua contribuição para o uso de ar-condicionado residencial ajudou a iniciar a migração para os estados do Sul, no chamado “Cinturão do Sol” (Sunbelt States: Alabama, Arizona, Califórnia, Flórida, Geórgia, Louisiana, Mississipi, Nevada, Novo México, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Texas), a partir de meados dos anos 1920.

Uma moderna condensadora do sistema de ar-condicionado central
de uma residência.
A Carrier Corporation tornou-se parte do conglomerado industrial da United Technologies Corporation em 1980 e continua sendo a líder mundial em ar-condicionado comercial e residencial, com um faturamento anual da ordem de US$15 bilhões, empregando cerca de 45.000 pessoas.

Willis Carrier faleceu em 1950 aos 73 anos. Era viúvo e não deixou herdeiros.

Acho que ele merece ser santificado, não é mesmo?

2 comentários:

  1. É por isso que gosto do seu blog. Você fala de Harley, mas também de outros assuntos fora do mundo motos. Essa matéria é interessante principalmente eu que estou aqui no RJ, onde passa fácil dos 40 graus. Semana passada fiquei sem tem tesão de andar com a minha Fat boy nesse calor e com o trânsito congestionado. Grande abraço !

    ResponderExcluir