segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Por que construir um veleiro no século 21?


Um navio veleiro, armado em galera, está sendo construído nos Estados Unidos, que não tem este tipo de navio em construção desde 1904.

O SSV “Oliver Hazard Perry”, nos estágios finais de construção no estaleiro Senesco Marine em Newport, Rhode Island, é exatamente isto: um navio de três mastros, velas quadradas, 61 m de comprimento e 500 toneladas de deslocamento.

O nome é uma homenagem ao Comodoro Oliver Perry, vencedor da batalha naval do Lago Erie durante a Guerra de 1812, contra a Inglaterra. A batalha é considerada uma das mais importantes daquele conflito, por permitir o controle dos Grandes Lagos pelos americanos. O Comodoro Perry nasceu no Estado de Rhode Island em 1785 e faleceu em Trinidad em 1819, aos 34 anos, depois de ter contraído febre amarela na Venezuela.
Comodoro Oliver Hazard Perry
Ainda que os dias de glória dos grandes veleiros pertençam ao passado, este tipo de navio é considerado um dos melhores para treinamento dos cadetes navais, pela intensidade do trabalho à bordo, uma característica que a tecnologia moderna nunca conseguiu eliminar.




Em um veleiro, manobras de navegação tão simples como uma pequena correção no rumo, demandam uma tarefa árdua que depende do esforço de toda a tripulação.

Num navio-escola à vela, os cadetes participam de todas as manobras à bordo, aprendendo a conduzir o navio, ao mesmo tempo em que adquirem os conceitos de responsabilidade, trabalho em equipe, dedicação e marinharia, fundamentais para se tornarem oficiais competentes nas Marinha de Guerra e Mercante ou na Guarda Costeira, como é o caso dos Estados Unidos (no nosso país a Marinha do Brasil exerce também as funções de Guarda Costeira, através da Diretoria de Portos e Costas).



Quando não estiver sendo usado como navio-escola, o Oliver Hazard Perry oferecerá programas de aventura para adolescentes e de desenvolvimento náutico para adultos, durante o verão. Em parceria com a Ocean Navigator, um curso de navegação astronômica para adultos será oferecido no outono, com viagens a Lunenburg (New Scotia, Canadá) e outra, na primavera, até as Bermudas.

Visite a ohpri.org para mais informações.

Atualização em 19/7/2015:
O SSV “Oliver Hazard Perry” em sua viagem inaugural, de Portsmouth, Rhode Island para Portland, Maine, para participar do festival Tall Ships Portland, neste fim de semana.


SSV “Oliver Hazard Perry”, na viagem inaugural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário