quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Mercosul: Novas Placas em 2016 - Atualização


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) divulgou nesta quinta-feira (4) o novo modelo de placas que será usado no Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela a partir de janeiro de 2016. 

Veja postagem aqui no blog sobre o assunto: Mercosul: Novas Placas em 2016

A Resolução 510, de 27 de Novembro de 2014 foi publicada no Diário Oficial da União e está disponível no site do Denatran.  



O nome do país estará na parte superior da placa, sobre uma barra azul e com a bandeira nacional no canto superior direito. 

A bandeira e o nome do estado, assim como o brasão e o nome da cidade estarão na lateral direita, 

Exemplo de placa de motocicleta, registrada em Brasília, DF.
De acordo com o art. 6 º da Resolução, "todos os veículos registrados a partir do dia 1º de janeiro de 2016 deverão ser identificados com placas de identificação veicular fabricadas de acordo com as especificações estabelecidas nesta Resolução, sendo facultada a antecipação pelos órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal."

Os veículos registrados em data anterior também podem ter as placas substituídas pelo novo modelo.

O art. 7º determina que "a partir da data prevista no art. 6 º, todo veículo com placa de identificação veicular em desacordo com as especificações contidas nesta Resolução deverá adequar-se quando da mudança de município, quando houver a necessidade de substituição das placas ou necessidade de nova lacração, devendo manter os caracteres alfanuméricos de identificação do veículo originalmente fornecidos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário