segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Um Salto de 41 quilômetros

Alan Eustace, recordista mundial de salto livre desde a estratosfera.
Alan Eustace, um americano de 57 anos, tornou-se o mais novo personagem do famoso Livro de Recordes do Guiness.

Na última sexta-feira, 24/10, ele bateu o recorde mundial ao soltar de um balão na estratosfera, de uma altitude de 41.420 metros. Seu feito foi confirmado e registrado pela Federação Mundial de Esportes Aéreos.

O evento ocorreu no Estado do Novo México, Estados Unidos.

Eustace levou 15 minutos para chegar de novo ao solo. Neste período ele desceu em queda livre por 4 minutos, ocasião em que chegou a ultrapassar a barreira do som, com sua velocidade descendente alcançando 1.322 km por hora, batendo outro recorde, desta vez o de maior velocidade em queda livre. 
A partir daí, ele abriu um paraquedas e levou os 11 minutos restantes para cumprir a missão.

Alan Eustace cumprimenta os fotógrafos, após bater o recorde de salto livre.
 Alan Eustace é Vice-Presidente Sênior do Google, responsável pela área que opera o buscador Google Search, da empresa.

Eustace é formado em Ciência da Computação pela Universidade Central da Flórida, com vários cursos de pós-graduação, incluindo um Doutorado.

Ele utilizou um balão construído pelo Laboratório de Pesquisa do Instituto Tata, da Índia. O traje que utilizou para sobreviver até a chegada no nível seguro da atmosfera foi desenvolvido pela Paragon Space Development Corporation. O traje permitiu que Eustace respirasse oxigênio puro, dentro de uma veste pressurizada, na subida até a estratosfera e na sua rápida descida ao solo. O traje levou 3 anos para ser desenvolvido.

Alan Eustace, no traje pressurizado. Ao fundo, o balão que o levou até a estratosfera.
Alan Eustace, um apaixonado por aviação, é piloto veterano e checado para voar jatos multimotores, o que faz sempre que tem tempo livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário