terça-feira, 21 de outubro de 2014

Projeto Rushmore: encontrada a solução para a perda de líquido de arrefecimento


Harley-Davidson Ultra Limited 2014

As motocicletas Harley-Davidson do Projeto Rushmore tem apresentado um problema constante, com o vazamento do líquido de arrefecimento do motor.

Originalmente a HD constatou um defeito no diâmetro do tubo que passa pela válvula solenóide do sistema de refrigeração e entendeu que a substituição desta válvula solucionaria o problema (veja postagem aqui). A válvula foi substituída em várias motocicletas, a maioria no modelo Ultra Limited e CVO Limited.

O problema, entretanto, continuou.

Quando estive na Flórida, no final do mês passado e aluguei um Tri Glide, tive oportunidade de perguntar sobre o problema ao Chefe da Oficina da Stormy Hill Harley-Davidson, de Clermont, FL.

Ele informou que o problema havia sido finalmente resolvido. O líquido extravasava pela tampa do reservatório, localizado no lado direito da carenagem.

Esquema do sistema de arrefecimento. A seta indica o reservatório.
O reservatório com o nível adequado de líquido de arrefecimento.
Segundo ele, a pressão do sistema aumenta quando o líquido aquece (o que é normal) e a tampa do reservatório cedia e permitia a perda do líquido.

Nas motocicletas rodando nos EUA, a tampa já foi substituída.

Conferi a informação com a Floripa Harley-Davidson, que confirmou. Aqui no Brasil aguarda-se a chegada das tampas substitutas. Imagino (é o lógico!), que a Harley-Davidson Brasil fará um recall para esta substituição.

Nota: a utilização da motocicleta sem o líquido de arrefecimento não causa nenhum problema ao motor nem perda da garantia. Recomenda-se, entretanto, completar o nível, até que o problema seja definitivamente corrigido numa concessionária HD.

(Atualização: fui informado pela Floripa Harley-Davidson que não haverá recall, por não se tratar de item de segurança.)

7 comentários:

  1. Wilson Roque sua moto está ok referente ao liquido de arrefecimento? Concessionário de Floripa tem a peça de reposição? Agradeço a informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irineu, já não tenho a Ultra Limited 2014. Troquei por uma Heritage 2016. Mas depois que a tampa do reservatório da minha Ultra foi trocada, nunca mais apresentou vazamento do líquido de arrefecimento.

      Excluir
  2. amanhã vou deixar a moto na HD Santos e ver se acham uma solução... abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A troca da tampa é a solução técnica para o problema. Se for trocada e a perda do líquido continuar, então há de se fazer uma investigação mais profunda no sistema como um todo. Boa sorte.

      Excluir
  3. Poxa galera e um absurdo tão querendo me cobrar 6500 reais só a bomba aqui na hd rio fora a valvula termostatica

    ResponderExcluir
  4. OLÁ! ENTAO PELO EXPOSTO, SE CONTINUAR AQUECENDO MESMO SEM VAZAMENTO DO LÍQUIDO, QYER DIZER Q O PROBLEMA É A BOMBA E VÁLVULA ? MUITA GENTE, FORA DA GARANTIA, MANDA RECONDICIONAR A BOMBA OU FAZ ADAPTAÇÃO COM BOMBA DA VOLKSWAGEN! ALGUEM SABE O CUSTO DESSA ADAPTACAO?

    ResponderExcluir
  5. Coloquei uma bomba da AMAROK....entorno de 900,00 material, peças e mão de obra...o Pimenta executa.

    ResponderExcluir