terça-feira, 9 de setembro de 2014

Você conhece Tim Hortons?

Símbolo do Canadá, Tim Hortons ganha fama mundial após fusão.

Quando a Burger King adquiriu a cadeia canadense de cafés Tim Hortons, por cerca de US$ 12,5 bilhões, provavelmente foi a primeira vez que boa parte do mundo fora da América do Norte, viu a marca da companhia nos jornais.

Mas as lojas da Tim Hortons são onipresentes no Canadá, com mais de 3.000 unidades espalhadas por todas as províncias, o dobro do número de restaurantes da rede McDonald's no país.

A fusão com o Burger King criará a terceira maior operadora de fast food do planeta, expandindo o império gerido pela companhia brasileira de investimento 3G Capital.

Lanchonete da rede Tim Hortons na cidade de Toronto, no Canadá
É praticamente impossível caminhar mais que alguns quarteirões em qualquer grande cidade canadense sem ver uma das unidades da franquia, e tomar um café com donut na Timmy H (o apelido carinhoso que os frequentadores regulares dão à rede) é considerado um modo essencialmente canadense de começar o dia.

O que confere à Tim Hortons esse status de ícone da cultura pop no Canadá?

Uma explicação pode estar nas dificuldades internas do país com relação à identidade nacional. O Canadá é um país com reputação excepcionalmente boa em meio à comunidade internacional.

Loja da H-D em Québec, Canadá.
Seus cidadãos, no entanto, enfrentam grande desafio para identificar no que consiste exatamente a identidade nacional canadense, que parece estabelecida de maneira vaga.

Os Estados Unidos têm o rock e três grandes esportes nacionais. A riqueza cultural do Brasil ganhou a atenção do mundo, principalmente com a música e a comida.

No entanto, o Canadá também tem especificidades. Poutine, feito à base de batatas fritas, queijo e um molho cor de caramelo, é um prato delicioso, se preparado do jeito certo, e é comum esquecer que muitos ícones da cultura pop das últimas décadas são canadenses, mesmo que tenham feito fama nos EUA. Alguns exemplos: as cantoras Celine Dion, Shania Twain e Diana Krall e os atores Michael J. Fox, Jim Carey e Keanu Reeves, entre outros.

Na pequena cidade de Sainte-Anne-de-la Pérade (fundada em 1667),
 no Chemin du Roy, entre Québec e Montreal.
Mas há uma coisa que, a despeito de tudo, continua a ser inabalavelmente canadense: o hóquei sobre o gelo. É, de longe, o esporte mais jogado no país, tanto profissional quanto amador. A popularidade do hóquei no Canadá pode ser comparada à obsessão brasileira pelo futebol.

E não é coincidência que a cadeia Tim Hortons leve o nome de, e tenha entre seus fundadores, um dos mais famosos atletas do hóquei no século 20, Tim Horton.

Além do nome emprestado do fundador, a empresa patrocina dez times de hóquei profissional e a Tim Horton Children's Foundation dá oportunidades a crianças canadenses carentes.

Mas não é só a associação com o mais popular esporte canadense que faz da Tim Hortons um símbolo nacional. O fato de que uma cadeia de lojas de café, fundada em 1964, tenha conquistado posição tão proeminente na cultura canadense indica a necessidade que as pessoas têm de um senso consolidado de identidade.

O Canadá é um país jovem, estabelecido constitucionalmente em 1867 e ainda sofrendo as dores de desenvolvimento que a formação de um povo coeso envolve.

Na loja H-D de Montreal.
Mas a importância futura de sua presença na comunidade mundial como um país progressista não pode ser subestimada. E o café e os donuts da Tim Hortons provavelmente fazem mais bem que um café da manhã cheio de bacon e ovos.

O Canadá tem uma das mais evoluídas sociedades das Américas, com um respeito muito grande com a diversidade. 

Sinalização de trânsito na Province du Québec: só francês.
Descendentes da maioria de origem britânica convivem tranquilamente com a grande minoria de origem francesa, admitindo, inclusive, que a Província de Quebec tenha o francês como primeiro idioma (o Canadá tem oficialmente dois idiomas: inglês e francês). 

As comunidades indígenas, de grandes proporções no país, estão completamente integradas na sociedade, enquanto mantém preservadas sua cultura e seus costumes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário