quinta-feira, 14 de agosto de 2014

10 Coisas que você talvez não saiba sobre a Harley-Davidson



Como podem existir 10 coisas que quase ninguém sabe a respeito da Harley-Davidson?

Acredito que na realidade deve haver vários fatos pouco conhecidos no mais de um século de história da Motor Company.

Encontrei estes em um artigo que achei publicado na Internet::

A Harley já fabricou bicicletas



Sim, a legendária companhia fabricou bicicletas por alguns anos, começando em 1916. Na realidade, muitos dos fabricantes de motocicletas começaram no negócio de bicicletas, passando depois para motocicletas.

Os componentes das bicicletas Harley-Davidson eram fabricados pela Davis Sewing Machine Co., de Dayton, Ohio, uma empresa que fabricava máquinas de costura. As bicicletas eram montadas na fábrica da H-D em Milwaukee e tinham um preço elevado para o mercado da época. A produção parou em 1921 e a Motor Company concentrou-se nas motocicletas a partir de então.

1903 não foi o primeiro ano de produção da H-D




William Harley e Arthur Davidson completaram uma motocicleta em 1903 e duas mais no ano seguinte. A primeira motocicleta levou dois anos para ser fabricada. O primeiro ano de produção “em massa” foi sómente em 1905, quando a Harley-Davidson produziu 8 motocicletas!

A Harley não dominou o mercado imediatamente



Na primeira década do século 20, havia mais de 100 fabricantes de motocicleta nos Estados Unidos. A Indian Motorcycles já estava no mercado há quase 5 anos.

A H-D estava “comendo poeira” atrás das Indians, nos primeiros cinco anos de atividade. Em 1910 a Motor Company produziu 3.000 unidades, enquanto a Indian vendeu quase o dobro disto.

O sucesso da Indian no circuito de corridas e o consequente reflexo nas vendas ao público levaram a Harley-Davidson a mudar sua política e entrar nas competições com motocicletas e pilotos patrocinados pela H-D. Um departamento de corridas foi criado em 1914 e o legendária equipe Wrecking Crew começou a ganhar inúmeras corridas e trazer notariedade para a Motor Company. Em 1920 a Harley-Davidson já era a maior fabricante de motocicletas do mundo.


A Harley fabricou motores Boxer de dois cilindros



Todo mundo reconhece uma Harley-Davidson por seu legendário motor V-Twin. Historiadores sabem que motores mono-cilindricos equiparam muitas H-D no início das operações da companhia.

Mas quem sabia que a H-D fabricou motores do tipo Boxer?

O 584cc W Sport, utilizado entre 1919 e 1922 era um motor de dois cilindros opostos em linha, baseado no motor inglês Douglas. Desenvolvia somente 6 HP e não era muito veloz, mas ajuda bastante em manter o centro de gravidade baixo.

O modelo bem leve não vendeu muito nos EUA, mas teve sucesso no exterior, onde foram comercializadas 10.000 motocicletas.

A Porsche projetou um motor V-4 refrigerado à água para a Harley-Davidson



Em meados dos anos 1970 a Harley desenvolveu um modelo esporte/touring mais leve, chamado Nova. Tinha um motor refrigerado a líquido, com quatro cilindros em V e com ângulo de 60 graus, projetado pela Porche. Nesta ocasião a Motor Company sofria sobre o controle da AMF, que suspendeu o projeto depois de terem sido investidos US$9 milhões.

Evel Knievel não tem o recorde de salto com uma Harley-Davidson



Evel Knievel é o mais famoso piloto acrobático com motocicletas Harley-Davidson, mas já não retém o recorde de saltos. O seu recorde de 40 metros por cima de 14 ônibus foi estabelecido em 1975, com uma Harley-Davidson XR-750. 

Este recorde foi quebrado em 2008, quando Bubba Backwell saltou 47,7 metros. O recorde foi quebrado, outra vez em 2010 por Seth Enslow, que saltou incríveis 55,8 metros com uma XR1200 modificada.

Harley-Davidson já venceu o Campeonado Mundial de Motociclismo



Em 1960 a Harley-Davidson comprou a fábrica italiana Aermacchi. O piloto Walter Villa, pilotando uma motocicleta RR-250 com a marca Harley-Davidson,  ganhou o Campeonato Mundial de 250cc por três vezes consecutivas entre 1974 e 1976. Repetiu o feito em 1977, desta vez com um modelo de 350cc.

A Harley já foi fabricada no Japão



No início dos anos 1930, a Rikuo Internal Combustion Company produziu motocicletas no Japão, sob licença da Harley-Davidson. Cerca de 18.000 foram fabricadas entre 1937 e 1942, muitas delas usadas pelos militares e pela polícia japonesa. A produção continuou durante a guerra e depois, encerrando-se em 1958.

A Harley fabricou motores a 2 tempos em 1948



Apesar de sua reverência por grandes motores V-Twin, a Harley-Davidson não descartou a praticidade dos pequenos motores de 2 tempos. Como resultado da vitória aliada na Segunda Guerra Mundial, o espólio de guerra foi dividido entre a Harley e a britânica BSA. A Motor Company teve acesso a milhares de motores DKW de 2 tempos e um cilindro. 

A motocicleta modelo S 125, que mais tarde chamou-se Hummer, apareceu em 1948 com o preço sugerido de US$325 cada e com o motor desenvolvendo 3 HP. Ainda que não tenha tido muito sucesso, este modelo foi o início no motociclismo para muitos jovens da época.
O Hummer cresceu para um motor de 175 cc, vendidos até 1967.

A Harley fez motores de 4 cilindros em linha

Em meados dos anos 1960, com a popularidade dos motores de 4 cilindros se espalhando na Europa, a H-D desenvolveu um 4-Cilindros em linha e fez alguns testes numa maquete em madeira, para verificar como ficaria num quadro de motocicleta. O Departamento de Marketing decidiu que o mercado americano não estava preparado para um motor transversal de 4 cilindros e refrigerado a líquido e suspendeu o projeto. 

Aí a Honda veio com a CB750 Four em 1969 e quase quebrou a Motor Company.

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