sábado, 12 de julho de 2014

Harley-Davidson Touring e CVO 2014 Recall - Mais informações



De acordo com o site da Agencia Nacional para a Segurança nas Rodovias, dos EUA (NHTSA, pela sigla em inglês), a Harley-Davidson está convocando os proprietários de 66,421 motocicletas que podem apresentar problemas nos tubos de fluído do freio dianteiro. A convocação afeta todos os modelos Touring e CVO 2014 equipados com freios ABS, pois há a possibilidade dos tubos do sistema de freios dianteiros serem comprimidos indevidademente entre o tanque de combustível e o quadro da motocicleta.

Os modelos incluídos na convocação são: Electra Glide Ultra Limited, Electra Glide Ultra Classic, Street Glide, Road King, CVO Limited e CVO Road King. Os modelos Police e Shrine também foram afetados, assim como as versões da Electra Glide Ultra Classic e Road King produzidas para mercados fora dos EUA.

De acordo com documentos divulgados pela NHTSA, os tubos de freio dianteiro podem ser comprimidos, aumentando a pressão hidráulica do fluído. Isto pode causar um travamento da roda dianteiro e provocar um acidente.

O problema foi inicialmente descoberto em 11 de Setembro de 2013, quando um tubo esmagado foi encontrado na parte de trás do tanque de conbustível de uma motocicleta policial que estava fazendo revisão. Durante um mês, a Harley-Davidson recebeu 6 chamados de garantia relacionados a esmagamento dos tubos de fluído de freio. Em 14 de Outubro de 2013, a HDMC começou a colocar uma braçadeira plástica nos tubos de freio, durante a montagem das motocicletas em sua fábrica de York, PA, para evitar que os tubos fossem comprimidos. No início de Novembro de 2013, a Motor Company estava convencida de que o problema fora solucionado.

Alguns meses depois, a Harley-Davidson descobriu outro esmagamento nos tubos de freio, durante uma inspeção aleatória, de rotina, em motocicletas montadas na fábrica de York. A compressão havia ocorrido alguns centímetros adiante do ponto que havia sido detectado inicialmente. Assim a HDMC passou a colocar outra abraçadeira plástica na nova localização.

Em 12 de Maio de 2014, a Harley-Davidson já tinha acumulado 39 pedidos de garantia relacionados ao esmagamento de tubos de freios. Quatro destes casos haviam provocado acidentes, com uma pessoa ligeiramente ferida em um deles. No dia 20 de Maio outro acidente ocorreu, com ferimentos leves no piloto. Depois de analisar os casos, a Harley-Davidson decidiu fazer a convocação de todas as motocicletas Touring e CVO com potencial de apresentar o problema.


Segundo os documentos da NHTSA, os concessionários Harley-Davidson farão a inspeção nas motocicletas, substituindo os tubos que estivem afetados e/ou instalando uma ou duas abraçadeiras plásticas, como for necessário. Não haverá custo para os proprietários.

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