sexta-feira, 27 de junho de 2014

Diferença de mercados


Muita gente não gosta quando comparamos a realidade brasileira com a de outros países. Alguns acham até que é uma atitude pouco patriota.

Eu discordo. Aprendi a sempre querer mais e melhor, a ter qualidade de vida e a valorizar o resultado do meu trabalho.

Os brasileiros já carregam uma das mais pesadas cargas tributárias do mundo e pagam um dos mais caros créditos existentes no planeta, com juros estratosféricos. Portanto, comparar é necessário, pelo menos para registrar nosso inconformismo.

Então, vamos a mais uma comparação.

A Harley-Davidson está longe, mas muito longe mesmo!, de ter uma presença forte no mercado de motocicletas do Brasil, apesar de ter uma das melhores motocicletas existentes. A participação da H-D no mercado brasileiro de 2013 foi de 0,52%.

Apesar disto, raramente se consegue comprar uma H-D nova dando sua motocicleta como parte do pagamento. Ou, quando se consegue, a sua usada é desvalorizada, sempre recebida por um valor bem abaixo da tabela FIPE. Isto, independente dos acessórios instalados.

Vejam esta campanha da Harley-Davidson de Orlando, Flórida:


Explico: a revenda H-D de Orlando está aceitando a sua motocicleta usada em um valor 10% acima do estipulado no "Kelly Blue Book", o equivalente americano à nossa tabela FIPE.

Ou, se não quiser fazer a troca, eles vendem a motocicleta sem entrada e com juros bem baixos.

Sabe qual a média de juros que se paga, nos EUA? 4,5%. AO ANO!

Comparar incomoda, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário