sábado, 15 de março de 2014

Uma Foto Icônica Perde seu Personagem


O personagem de uma das mais icônicas fotografias da Segunda Guerra Mundial, faleceu nos Estados Unidos, aos 86 anos.

Glenn Edward McDuffie, o jovem marinheiro de 18 anos, foi imortalizado na famosa fotografia beijando a enfermeira Edith Shain no Times Square, em New York, no dia 14 de Agosto de 1945, dia da rendição do Japão e final da guerra.


O beijo foi registrado pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt, da revista Life Magazine, numa foto que percorreu o mundo todo.

McDuffie alistou-se na Marinha dos Estados Unidos com apenas 15 anos, depois de afirmar ao Oficial de Recrutamento que já estava com 17 anos. Ele serviu como artilheiro durante a guerra.

A enfermeira Edith Shain, que não era sua namorada, faleceu em 2011 aos 91 anos.

Depois da guerra Glenn McDuffie foi jogador profissional de beisebol por alguns anos e funcionário dos Correios até se aposentar. Ele vivia no Texas.

Durante toda a sua vida ele participou de encontros de veteranos e outros eventos militares e sempre estava disponível para autografar cópias da famosa fotografia.

Glenn McDuffie aos 80 anos.
Alfred Eisenstaed, o fotógrafo que registrou a famosa cena usou uma câmera Leica de 35 mm.
Ele era alemão de nascimento, mas sua família emigrou para os EUA quando os nazistas tomaram o poder. Ele tornou-se fotógrafo profissional em 1928 e trabalhou para a Life Magazine de 1936 até 1972, quando se aposentou. 

Alfred Eisenstaedt, já aposentado, fotografa a família do Presidente Clinton, em 1993.
Suas fotografias ilustraram mais de 90 capas da revista. Ele faleceu em 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário