quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Maior Porta-Containers do Mundo


A Hyundai Heavy Industries (HHI), maior estaleiro naval do mundo, começou a construção do que será o maior navio porta-containers em operação. O navio, capaz de carregar 19.000 TEU (container padrão de 20 pés ou 6m), foi encomendado pela China Shipping Container Lines, de Hong Kong.

Estaleiro da Hyundai Heavy Industries em Ulsan, Korea.

O motor principal, com potência instalada de 94.790 hp, é conduzido eletronicamente, permitindo o controle eficiente do consumo de combustível, redução de ruído e vibrações, além de reduzir a emissão de dióxido de carbono. O sistema permite um ajuste automático do consumo, adaptado às condições do mar e da velocidade de cruzeiro do navio.

O lastro (água do mar colocada nos tanques), fundamental para manter a integridade e a estabilidade dinâmica do navio será tratada por dois sistemas que impedem qualquer tipo de contaminação ambiental. Os sistemas  tem capacidade de tratamento de 3 milhões de litros por hora, filtrando a água do mar e esterilizando bactérias e plânctons com raios ultravioleta.

O navio terá 400m de comprimento e 58,6m de boca (largura)  ̶  área equivalente a quatro campos de futebol   ̶  e está com previsão de entrega para Novembro de 2014. 

Outros 4 navios idênticos estão programados para entrar em serviço no início de 2015.

Atualmente o maior porta-containers em operação é o M/V Mærsk Mc-Kinney Møller, de 18.270 TEU, construído pela Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering,  também da Korea.

O super-navio é guarnecido por uma tripulação de 19 oficiais e marinheiros e equipado com dois motores MAN-B&W de 8 cilindros, cada um produzindo 40.300 hp, acoplados a dois eixos e duas hélices. A velocidade média é de 23 nós ou 43 km/h. 

M/V Mærsk Mc-Kinney Møller, efetuando provas de mar, antes da entrega.

Oficiais do navio com a madrinha, na solenidade de incorporação, em Julho de 2013.

 M/V Mærsk Mc-Kinney Møller, atracado em Bremen.

A Hyundai Heavy Industries tem outros 102 navios porta-containers de grande porte no seu portifólio de encomendas.

M/V Cap San Marco, da Hamburg Süd, construído pela HHI e entregue em Julho 2013.

A HHI foi fundada em 1972 em Ulsan, na Korea, quando recebeu a encomenda de dois navios petroleiros. O estaleiro ainda não existia e foi construído em poucos meses, para permitir o início da construção dos navios.  A empresa tem 25.000 empregados e um faturamento anual de 49,4 bilhões de dólares.

Atualmente há 372  Ultra Large Container Ships  ̶  com capacidade acima de 12,000 TEU  ̶  em construção no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário