domingo, 5 de janeiro de 2014

Harley-Davidson WLA 1942



A mais famosa motocicleta militar da história não foi somente a militarização do modelo WL, de uso civil.
A Motor Company dedicou tanto tempo desenvolvendo sua versão militar quanto o Exército e a Marinha dos EUA levavam para transformar um recruta em um soldado ou marinheiro pronto para o combate.

Equipada com paralama dianteiro alto, projetado para evitar acúmulo de lama nas estradas não pavimentadas, a WLA vinha com paralama traseiro reforçado para carregar munição e alimentos. Os alforges foram desenhados para uso militar, permitindo o transporte de documentos importantes, com segurança. O motor de 740cc era de baixa compressão, permitindo o uso de gasolina de 74 octanas, disponível para fins militares. No decorrer da guerra as refinarias americanas melhoraram a qualidade da gasolina militar, aumentando sua octanagem.

O banco e a suspensão eram adequadas para uso off-road, assim como os pneuss de 18 polegadas. Os faróis eram do tipo black-out, que dificultavam sua identificação à noite.

Soldado Robert Vance, 33º Regimento Blindado
U.S.Army, Normandia, Julho de 1944

A Harley-Davidson WLA 1942 foi a motocicleta militar mais fabricada na história, com cerca de 90.000 unidades produzidas. Deste total, 30.000 foram enviadas para o Exército da União Soviética, como empréstimo de guerra.

O equivalente a mais 30.000 motocicletas foram produzidas e entregues às Forças Armadas Aliadas, em forma de peças sobressalentes.

As WLA foram utilizadas pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália, África do Sul e União Soviética.

A produção das WLA cessou em 1945, mas foi retomada em pequena escala durante a Guerra da Coréia, entre 1950 e 1952.

Após a rendição da Alemanha e do Japão, dezenas de milhares de Harley-Davidson WLA foram vendidas pelas Forças Armadas como excesso de guerra. A grande maioria foi comprada por jovens veteranos que regressavam ao mundo civil e que se tornaram a espinha dorsal do espírito de lealdade à marca, característica dos Harleyros de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário