quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dia Marítimo Mundial

A cerimônia militar do Dia Marítimo Mundial foi realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, com o tema “Desenvolvimento Sustentável: A contribuição para além da Rio + 20”, atribuído pela Organização Marítima Internacional (IMO). 

O Batalhão Escolar da EFOMM em continência às autoridades.
O evento contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, de membros do Almirantado, do Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, além de outras autoridades militares e representantes de empresas e entidades do setor.

Na mensagem do Secretário-Geral da IMO, Koji Sekimizu, apresentada pelo Presidente do Centro de Capitães da Marinha Mercante, Capitão de Longo Curso (CLC) Álvaro José de Almeida Júnior, o lançamento das Metas de Desenvolvimento Sustentável foi destacado como um dos principais resultados da última edição da Conferência Rio + 20 e, por esse motivo, a escolha alinhada do tema para 2013. Ainda na mensagem, foi abordada a necessidade de garantir que o desenvolvimento do Sistema de Transporte Marítimo seja sustentável.

Segundo Sekimizu, “é preciso identificar as grandes áreas que precisamos priorizar para se alcançar a sustentabilidade. A segurança, a proteção do meio ambiente, a eficiência operacional e a conservação de recursos são algumas dessas áreas”.

A Ordem do Dia do Diretor de Portos e Costas exortou a necessidade de prestigiar os homens e mulheres que, a bordo das embarcações e navios de bandeira nacional, singrando pela Amazônia Azul, transportam vidas, riquezas e participam do imenso esforço de explorar gás e petróleo do subsolo marinho e, ainda, aqueles que, dia e noite enfrentando um ambiente nem sempre tranquilo, trazem o alimento e produtos tão importantes para a população.

Durante a cerimônia, houve a entrega do Distintivo de Comodoro ao CLC Rui Luis Schmidt Felipe como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Marinha Mercante Brasileira.

O Capitão de Longo Curso Rui Luis Schmidt Felipe (de costas, à esquerda)
 recebe o distintivo de Comodoro da Marinha Mercante das mãos do Vice-Almirante
Cláudio Portugal de Viveiros (à direita), sob o olhar do Comandante da Marinha,
Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto (centro).
Além disso, o aluno do 2º ano da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), Lucas Mattos de Siqueira Mesquita, foi premiado com um troféu pela conquista do Campeonato Mundial Júnior de Vela da Classe "SNIPE".

Os irmãos Lars e Torben Grael, velejadores, medalhistas olímpicos e figuras importantes para o esporte brasileiro e para a Comunidade Aquaviária, também marcaram presença.
“Ao promover o Dia Marítimo Mundial, a Marinha reúne aqui os apaixonados pelo mar. (...) Cabe à Marinha esse papel de catalisar todos os interesses voltados à maritimidade, ao mar e às águas interiores”, declarou Lars Grael.


Como tradição do evento, o Comandante da Marinha convidou os representantes da TRANSPETRO, do Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima – SYNDARMA, do Sindicato Nacional dos Oficiais da Marinha Mercante – SINDMAR e do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e OFFSHORE - SINAVAL para acompanhá-lo na aposição floral ao busto de Irineu Evangelista de Sousa, o Visconde de Mauá, Patrono da Marinha Mercante Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário