quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Harley-Davidson: Retrospectiva dos 110 Anos.


Não foi fácil, mas Keith Wandell deu a volta por cima na Harley-Davidson. Na avaliação do ano inteiro de comemorações dos 110 anos da marca, encerrado em Milwaukee na semana passada, Wandell refletiu sobre a difícil situação em que se encontrava a Motor Company quando comemorou seus 105 anos.

O Presidente e Principal Executivo da Harley-Davidson Inc. falou para o Comitê de Comércio da Grande Milwaukee, num almoço oficial, nesta segunda-feira.

Keith Wandell trocou os jeans e a camiseta H-D por terno e gravata,
para discursar no almoço do Great Milwaukee Committee.
Quando assumiu o comando da empresa em 2009, Wandell determinou um rumo que mudou a maneira da HDMC fazer negócios; a forma anterior simplesmente não estava funcionando. As vendas da companhia haviam caído 40%, comparado ao pico de 2005. Ele queria não sómente parar a queda, mas construir o alicerce para o crescimento.

Keith Wandell havia deixado a posição número dois na Johnson Controls Inc. (um grande fabricante de auto-peças),  para trazer uma nova perspectiva para a H-D e ele teve que tomar decisões difíceis.

"Era hora de tirar a gravata e falar sobre fazer as coisas de forma diferente na Harley," disse Wandell.
Ele desenvolveu um plano estratégico sustentado em quatro pilares: crescimento, melhoria contínua, desenvolvimento da liderança e sustentabilidade.

Keith Wandell nas comemorações dos 110 Anos.
A companhia deveria continuar focada no seu núcleo de negócios, que tinha uma tremenda potencialidade devido à lealdade de seu público no mundo todo, disse ele.

"No final, o que estava sendo feito era diluir a marca Harley-Davidson," concluiu Wandell.

Por esta razão, Wandell desfez-se da MV Augusta e acabou com a marca Buell. Fábricas foram fechadas, empregos eliminados, mas a companhia foi capaz de recuperar-se.

A HDMC dirigiu seus eforços de marketing para segmentos que não eram tradicionais para a marca Harley-Davidson, como os jovens adultos, mulheres e as minorias raciais.

"Nós tivemos um tremendo sucesso no nosso esforço de trazer outros motociclistas para a família," afirmou Wandell.

Missão cumprida: hoje, a Harley-Davidson é a número um na América do Norte entre os motociclitas de 18 a 34 anos de idade. Na realidade, jovens adultos estão comprando motocicletas H-D em um volume maior do que os clientes tradicionais da marca.

Wandel também melhorou o processo de desenvolvimento de novos produtos, reduzindo o tempo  para chegar ao mercado, além de criar um instrumento de conhecimento da opinião e desejo dos Harleyros.
Em 2009 o tempo médio era de seis anos para que um novo produto saísse da idéia e chegasse ao revendedor. "Este tempo era excessivo," disse ele.

Outro objetivo alcançado: o tempo foi reduzido à metade. Dias antes da grande festa dos 110 anos em Milwaukee, a Harley-Davidson apresentou seu maior lançamento na história da companhia - o Projeto Rushmore. Que levou sómente 3 anos para ser desenvolvido.

A Harley-Davidson também ajustou seu processo de fabricação, utilizando centenas de empregados temporários nas temporadas, para que as motocicletas sejam entregues aos revendedores o mais rápido possível.

Keith Wandell visitando uma revenda H-D.
A companhia tem 1.600 revendedores no mundo todo. Wandell trabalha para uní-los de forma que um cliente Harley-Davidson tenha o mesmo grande serviço pós-venda em qualquer lugar que esteja.
Ele conhece, pessoalmente, cerca de 95% da sua base de revenda no mundo. O tema para todos os empregados agora é: "Uma Companhia, Uma Equipe, Uma Direção".

Apesar de muito terreno ter sido conquistado, há muito ainda por fazer. O volume anual de vendas ainda está 25% abaixo do ápice de 2005.


Mas a grande marca de Milwaukee está roncando outra vez e fazendo tremer a concorrência.

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