segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Garmin zūmo® 390LM Motorcycle Navigator


A Garmin anunciou esta semana o lançamento do GPS Zumo 390LM, uma versão atualizada do Zumo 350, lançado em meados de 2012.

Aparentemente o Zumo 350 foi descontinuado, pois já não aparece no site da Garmin.

O novo 390LM vem com algumas novidades interessantes, tais como:

  • Indicação de cruzamentos com serviços (posto de gasolina, hotéis, restaurantes), muito útil quando se está trafegando pelas rodovias interestaduais americanas.
  • Indicação da pressão dos pneus, através de uma tampa instalada no bico de ar do pneumático, que transmite a pressão para o GPS, chamando atenção se estiver fora da especificação. Cada tampa custa US$70 e o sistema permite até 4 pneus monitorados. Não pode ser usado em automóveis.



  • Indicação de estradas sinuosas, para aqueles (como eu) que preferem pilotar fora das rodovias e apreciam fazer curvas com a motocicleta. Não estou certo se isto vai funcionar com os mapas brasileiros.


  • Tendência de tráfego, funcional sómente nos EUA e Canadá: verifica as condições de tráfego adiante e recomenda rotas alternativas se houver engarrafamento, obras, acidentes, etc.
O sistema de conexão via Bluetooth permite agora a comunicação direta do GPS com equipamento compatível instalado no capacete ou em headset (para os estados onde não é obrigatório o uso de capacete). 
No site, a Garmin vende isto como uma grande opção para fazer e receber ligações via celular, enquanto se pilota. 

Eu recomendo que isto nunca seja feito. Falar ao celular já é condenável em um automóvel. Em uma motocicleta é absurdamente perigoso.

Este é o vídeo de divulgação, disponibilizado pela Garmin no Youtube:



As demais especificações são as mesmas do Zumo 350 e podem ser conferidas na minha postagem de 7/6/2012.

O preço sugerido é o mesmo do Zumo 350 (US$700) e deverá estar nas lojas especializadas dos EUA a partir de hoje.

Eu continuo achando o Zumo 660, melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário